Topo

Carioca - 2019

Torcidas de Bota e Vasco batem recorde e esgotam ingressos em menos de 24h

Bruno Braz*

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2015 11h15

Com uma compra em massa dos torcedores do Vasco, os ingressos para a final do Campeonato Carioca deste domingo se encerraram em menos de 24 horas. A venda se torna um recorde, já que pela primeira vez na história do novo Maracanã isso ocorre. Com uma grande procura pelos bilhetes, diversos cruzmaltinos compraram entradas para o setor Norte, destinado aos botafoguenses, o que já deixa em alerta as autoridades.

Segundo a concessionária que administra o estádio, a carga total de ingressos para o clássico de domingo é de 73.015 bilhetes. Destes, 56.249 foram colocados à venda - cota que se esgotou. Restam ainda cerca de quatro mil entradas das cadeiras cativas, aproximadamente nove mil gratuidades por lei (idosos, gestantes e crianças com menos de 12 anos) e quatro mil cortesias e vagas de camarotes.

Subcomandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), o major Sílvio Luiz alerta para que vascaínos não entrem no setor Norte com a camisa do clube. Os que causarem baderna ou mesmo forem identificados como torcedores do time de São Januário, serão encaminhados ao Jecrim (Juizado Especial Criminal).

Os setores Leste Superior, Leste Inferior, Oeste Inferior e Maracanã Mais, que originalmente são mistos, estão ocupados quase em sua totalidade pelos cruzmaltinos. 

Nos pontos de venda do Maracanã e de São Januário, longas filas de torcedores do Vasco se formaram desde a noite anterior. Em São Januário, torcedores esperaram desde às 20h de terça-feira para adquirir entradas e até uma "pelada" foi jogada pelos vascaínos durante a madrugada, enquanto os guichês não abriam. Botafoguenses em busca de bilhetes também compareceram ao palco da final e ao Engenhão, mas em considerável menor número.

Segundo o consórcio que administra o Maracanã, 20 mil ingressos foram comercializados virtualmente antes da abertura dos pontos de venda. Apesar do número de interessados, a comercialização ocorreu sem maiores tumultos por conta da organização das filas com grades e orientação dos voluntários.

O Vasco venceu o primeiro jogo decisivo por 1 a 0 e precisa de um empate para ser campeão do Carioca. Ao Botafogo, é necessário vencer por dois gols de diferença para garantir o título.

* Atualizada às 20h21