Topo

Carioca - 2019

'Pegadinha da PM' e grito entalado: o sufoco dos vascaínos no lado inimigo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/05/2015 06h00

Para um "seleto" grupo de vascaínos, o título carioca foi mais que especial. Sem ingressos para os setores reservados à torcida do Vasco, eles embarcaram na verdadeira aventura de assistir à final no lado do Botafogo. Entre agressões, xingamentos e expulsões da PM, alguns conseguiram resistir bravamente aos 90 minutos e relataram ao UOL Esporte a experiência única.

Conforme já haviam avisado em redes sociais, alguns membros de organizadas do Alvinegro tomaram para si a responsabilidade de fiscalizar quem não era botafoguense. Os que eram identificados como cruzmaltinos, eram expulsos, muitas das vezes de forma violenta e com agressões.

Ciente do caos instalado, a Polícia Militar passou a reunir os torcedores que estavam sem a camisa do Botafogo no corredor de acesso à arquibancada. Muitos obedeceram a ordem das autoridades, mas não sabiam do desfecho.

"A PM nos armou uma pegadinha. Eles nos juntaram no corredor e começou a rolar um boato que seríamos transferidos para o lado do Vasco. Porém, o que aconteceu foi que eles começaram a expulsar do estádio estas pessoas. Por sorte, percebi o que estava acontecendo e consegui voltar para a arquibancada", destaca o vascaíno Thiago Villarreal.

Em silêncio, os "sobreviventes" viveram o verdadeiro drama até o apito final, sem poder comemorar ou esboçar qualquer reação.

"Não pude gritar campeão. Você sabe o que é isso? Muito sofrimento, mas valeu a pena a aventura", disse o cruzmaltino Tiago Nascimento.

Cálculos não oficiais apontam que cerca de mil vascaínos ocuparam o espaço destinado ao Botafogo (setor Norte).