Topo

Carioca - 2019

Vasco campeão de novo: o fim de um jejum em 10 atos

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/05/2015 10h00

Como um enredo perfeito, o título carioca do Vasco, que pôs fim a um jejum de 12 anos, teve de tudo um pouco. Polêmicas, emoção, alegrias, tristezas e, principalmente, alívio. 

Para a temporada, o Cruzmaltino passou por uma grandiosa reformulação. Ao todo, 19 jogadores foram contratados uma equipe praticamente nova foi montada. O clube apostou numa mescla de jogadores experientes, jovens ou com destaques em times de menor investimento.

A espinha dorsal foi formada pelo goleiro Martín Silva, a dupla de zaga Rodrigo e Luan, os volantes Guiñazu e Serginho, o veloz lateral direito Madson e o atacante Gilberto, atleta que, inicialmente, iria apenas cuidar da parte física em São Januário e acabou assinando contrato.

Multicampeão, o experiente Dagoberto foi contratado no decorrer do Campeonato Carioca e acabou sendo uma peça importante na reta final.

Rafael Silva, que até então nunca tinha atuado por um clube grande, se transformou num dos heróis do título com os dois gols feitos nas finais contra o Botafogo.

Contratado como plano B, já que inicialmente viria Marquinhos Santos, o técnico Doriva alcançou um feito inédito e se tornou o único treinador a conquistar na sequência o Paulista e o Carioca, já que ano passado foi campeão com o Ituano.

O título estadual de 2015 foi o 23º da história do Vasco.