Topo

Carioca - 2019

Botafogo recorre a Jefferson contra 'depressão pós-vice' no Carioca

Luciano Belford/SSPress
Imagem: Luciano Belford/SSPress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/05/2015 06h00

O vice-campeonato no Carioca ainda não foi totalmente esquecido no Botafogo, que precisa mudar a chave e encarar o Capivariano, no jogo de volta pela segunda fase da Copa do Brasil. Com muitos jogadores esgotados, o Alvinegro utilizará novamente os reservas, assim como ocorreu em Capivari, na última quarta, no triunfo do Alvinegro por 2 a 1. O clube de General Severiano, no entanto, terá um importante retorno nesta quarta-feira, às 22h: Jefferson, titular da seleção brasileira e convocado para a disputa da Copa América.

Se Jefferson fizer o que sabe, dificilmente o Botafogo não terminará o confronto classificado para a terceira fase da competição nacional. Com o triunfo conquistado no interior de São Paulo, o Alvinegro poderá até mesmo ser derrotado por 1 a 0 que avançará. Além disso, em apenas uma oportunidade na temporada a equipe não balançou as redes do adversário: na derrota por 1 a 0 para o Vasco, na primeira final do Carioca.

Essa será a primeira partida de Jefferson após a cirurgia no joelho direito. O goleiro ficou de fora da final estadual, já que não tinha a confiança necessária para retornar ao gol em uma partida tão decisiva. Clinicamente recuperado, ele tem presença confirmada pela comissão técnica para o duelo pela Copa do Brasil.

"O joelho está 100%. Claro que durante os jogos vou adquirindo ritmo, isso é normal para qualquer atleta. Também vou usar a experiência para recuperar a forma o mais rapidamente possível", disse Jefferson, que ainda comentou sobre a decisão de desfalcar na final do Carioca.

"Sentamos e conversamos com comissão técnica e diretoria para decidirmos o que seria melhor para o Botafogo e, consequentemente, para mim. Eu queria participar, ajudar em campo, mas chegou uma hora que não teve como. Eu chegaria no jogo cansado porque estava treinando quase em três períodos e não daria tempo de recuperar. No jogo desta quarta eu chego mais inteiro", explicou.

Para o jogo desta quarta-feira, o Botafogo mandará um time de reservas a campo. Reservas, mas nem tanto, já que alguns deles já estiveram há pouco tempo entre os titulares, casos de Diego Jardel, Gegê, Fernandes e Sassá. Além deles, Daniel Carvalho, que começa no banco de reservas etá à disposição.

"O calendário tem sido desgastante para muitos jogadores. Os exames indicaram esse desgaste, e seria desnecessário colocar na quarta-feira o time que acabou de jogar no domingo, sendo que outros estão inteiros e têm condições de representar o clube. Com isso o Botafogo vai revelar outros atletas que não vêm atuando tanto. Não estamos com time reserva ou time B, mas com uma equipe forte. Respeitamos a Copa do Brasil, que é o caminho mais curto para a Libertadores. Temos capacidade para buscar esse título, temos que pensar grande", afirmou.

Apesar do vice no Carioca, o Botafogo mantém discurso otimista e já até mesmo pensa em voltar a uma disputa de Libertadores. Sonho? Não é o que pensa Jefferson. ""Vamos chegar às finais se todos tiverem consciência de que podemos jogar a Libertadores novamente no ano que vem. Pode estar distante, mas temos que pensar nisso. É preciso sonhar alto, e isso vai ser bom para o clube. Mas a Série B continua sendo nossa guerra, nosso principal objetivo", concluiu.

BOTAFOGO X CAPIVARIANO

Data e hora: 06/05/2015, às 22h (horário de Brasília)
Local: Engenhão
Arbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Moises Aparecido de Souza (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

Botafogo
Jefferson; Diego, Emerson, Alisson e Pedro Rosa; Airton, Fernandes, Diego Jardel e Gegê; Henrique e Sassá
Téncnico: René Simões

Capivariano
Douglas; Oliveira, Marllon, Fernando Lombardi e Pedro Henrique; Amaral, Wigor, Everton Dias e Kleiton Domingues; Romão e Rodolfo
Técnico: Evandro de Souza