Topo

Que fase! Fred acumula recordes e tem melhor início de ano pelo Flu

BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.
Imagem: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE F.C.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/02/2016 06h00

A julgar pelos números, Fred pode ser comparado a um bom vinho. Isso porque nenhum início de ano foi tão bom quanto esse de 2016, o sétimo ano do atacante defendendo as cores do Fluminense. Após os quatro primeiros jogos da temporada, o camisa 9 já soma seis gols e acumula recordes no clube das Laranjeiras.

No total, ele chegou aos 167 gols com a camisa do Fluminense, o que o trona o terceiro maior artilheiro do clube. Ele havia empatado com Telê Santana (164) na quarta posição na semana passada, mas os três gols marcados diante do Madureira fizeram com que ele ultrapassasse também Hercules (165). Agora somente Orlando Pingo de Ouro (184) e Waldo (319) estão na frente do camisa 9.

Aliás, o hat-trick marcado por Fred foi o sexto do jogador pelo Fluminense. O último, porém, havia sido marcado há quatro anos, quando fez três gols diante do Figueirense, em 2011.

Melhor início

Em 2011 e 2015, Fred já havia conseguido marcar cinco gols em quatro jogos. Entretanto, ele nunca balançou tanto as redes nos quatro primeiros duelos como em 2016. Vale ressaltar que na sua terceira temporada pelo Tricolor, em 2015, o camisa 9 conseguiu 8 gols em 5 jogos. O pior início foi em 2014, quando não conseguiu deixar sua marca no mesmo período.

Os números ainda podem servir como indicativo de como será o Fred da temporada. Foi em 2011 o ano em que o atacante mais fez gol pelo Flu: 34 gols. Em 2015 ele também teve bom rendimento, com 22 gols. Sua pior temporada no Tricolor foi a de 2013, quando só balançou as redes em oito oportunidades.

Logo após fazer o terceiro gol contra o Madureira, Fred pediu substituição. O técnico Eduardo Baptista explicou o motivo da troca, aos 28min do segundo tempo. “Campo estava muito pesado. Ele já tinha feito três gols. Ia tirar o Daniel, e eu já não tinha outro volante no campo. Por isso, o Douglas. Não queria arriscar perder o Fred por lesão. Ele já tinha reclamado [de dor muscular]”, explicou Baptista.

Apesar do bom início de Fred, os resultados do Fluminense deixam a desejar. Dos seis jogos disputados em 2016, a equipe venceu apenas o Bonsucesso por 4 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Nos demais jogos do torneio estadual até aqui, teve um empate (Madureira) e uma derrota (Volta Redonda). Ainda acabou derrotado por Atlético-PR pela Primeira Liga e por Internacional em amistoso, além de empatar com o Shakhtar Donetsk-UCR em jogo preparatório.

Assista aos gols de Madureira 3 x 3 Fluminense

Gols UOL Esporte