Topo

Freguesia e queda: gozações esquentam reencontro entre Flamengo e Vasco

Flamengo e Vasco reativaram a rivalidade com os duelos do ano passado - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Flamengo e Vasco reativaram a rivalidade com os duelos do ano passado Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Bruno Braz e Vinícius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/02/2016 06h00

Esfriada nos últimos anos, a rivalidade entre Flamengo e Vasco foi reativada em função da série de confrontos que ocorreram ano passado. Enquanto os cruzmaltinos se esbaldaram com a superioridade nos duelos, os rubro-negros não perderam a chance de gozar o rival com a queda para a Série B do Brasileiro. Neste domingo, às 17h, em São Januário, eles se reencontraram pela primeira vez após o agitado 2015 em um palco que não recebia o clássico há 11 anos.

Para o Flamengo, vencer o Vasco dentro de seus domínios dará um sabor especial.

"É sempre um jogo muito especial. Flamengo e Vasco têm uma rivalidade histórica, clubes de muitos títulos. Cresci naquela época em que o maior clássico era o Fla x Flu e passou a ser Flamengo x Vasco. Me acostumei a disputar este clássico, diante do nosso maior rival", lembrou o experiente zagueiro Juan, com muita bagagem no clássico".

Menos rodado no duelo, Martín Silva já conhece bem o que significa o “Clássico dos Milhões”. No início de 2015, tornou-se vilão ao falhar na derrota do Vasco por 1 a 0 para o Flamengo no Campeonato Carioca. Em seguida, porém, levou a melhor nos duelos e se redimiu.

“É um clássico. Tem outras coisas além do resultado. Temos que dar uma satisfação à torcida. Jogar em casa é muito importante para o clube todo. Ganhar um clássico contra o Flamengo envolve muito mais que o resultado”, declarou.

Em 2015, Flamengo e Vasco se enfrentaram oito vezes. Foram duas vitórias para o Rubro-Negro, quatro para o Cruzmaltino e dois empates, sendo que uma das vitórias da equipe da Gávea foi em caráter amistoso no torneio Super Series, ainda na pré-temporada. Nestes duelos, o time de São Januário ainda eliminou o rival das semifinais do Campeonato Carioca e das oitavas da Copa do Brasil.

O último confronto entre os clubes na “Colina Histórica” aconteceu em 2005 com vitória do Vasco por 2 a 1.

VASCO X FLAMENGO
Local:
São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 17h
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Jackson Lourenço Massara

Vasco
Martín Silva, Madson, Rafael Vaz, Luan e Julio Cesar; Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Eder Luis (Yago Pikachu), Jorge Henrique e Riascos
Técnico: Jorginho

Flamengo
Paulo Victor, Rodinei, Juan, Wallace e Jorge; William Arão, Márcio Araújo e Mancuello; Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Paolo Guerrero
Técnico: Muricy Ramalho