Topo

Com Fla-Flu na Liga, Bota e Vasco apostam em descanso por brilho no Carioca

Botafogo e Vasco estão mais descansados que Flamengo e Fluminense em 2016 - Montagem
Botafogo e Vasco estão mais descansados que Flamengo e Fluminense em 2016 Imagem: Montagem

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/02/2016 06h00

Sem convites para a Primeira Liga, Botafogo e Vasco apostam no descanso dos seus jogadores para levar vantagem no Campeonato Carioca diante dos rivais Flamengo e Fluminense, que se dividem entre o Estadual e o torneio Sul-Minas-Rio.
 
Levando-se em consideração que os quatro avancem para a segunda fase do Carioca e o Rubro-Negro e o Tricolor cheguem até a final da Primeira Liga, as equipes da Gávea e das Laranjeiras terão feito até três partidas a mais que os outros.

Na última quarta-feira, por exemplo, Fla e Flu realizaram viagens desgastantes para Cariacica (ES) e Belo Horizonte (MG), respectivamente, enquanto Botafogo e Vasco ficaram no Rio de Janeiro apenas treinando. Neste domingo, rubro-negros e tricolores ainda se enfrentaram em Brasília (DF) pelo Estadual, enquanto os alvinegros permaneceram na capital carioca enfrentando Cabofriense e Tigres.

O deslocamento de Flamengo e Fluminense também é visto como outro fator a se pesar na parte física. Sem poder contar com Maracanã e Engenhão, entregues ao Comitê Olímpico Internacional (COI), os clubes tendem a ser itinerantes nesta temporada. O Vasco, por exemplo, não sofrerá deste problema já que conta com São Januário, e o Botafogo, aliado do Cruzmaltino, já tem usufruído bastante da casa vascaína.

Após o Campeonato Carioca e a Primeira Liga, os quatro clubes disputarão praticamente as mesmas competições. Todos estão na Copa do Brasil, e Botafogo, Flamengo e Fluminense estão na Série A, enquanto o Vasco está na Série B, que possui o mesmo número de jogos que a divisão de cima.