Topo

"Clássico da amizade" é marcado por brigas entre torcidas de Bota e Vasco

Torcida do Botafogo causou problemas do lado de fora de São Januário - Vitor Silva /Botafogo.com.br
Torcida do Botafogo causou problemas do lado de fora de São Januário Imagem: Vitor Silva /Botafogo.com.br

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/02/2016 06h01

Famoso por seu clima pacífico entre as torcidas, o jogo entre Botafogo e Vasco, neste domingo (28), em São Januário, não fez jus ao apelido de “clássico da amizade”. Do lado de fora do estádio, focos de confusão marcaram a partida, válida pela 7ª rodada do Campeonato Carioca.

O principal tumulto aconteceu na rua General Almério de Moura, que fica isolada para os vascaínos e onde se situa a entrada do setor social. Membros de organizadas botafoguenses furaram o bloqueio policial e entraram em confronto com os cruzmaltinos. A PM, no entanto, agiu rápido e conteve a briga utilizando gás de pimenta, o que causou mal estar em algumas pessoas, principalmente idosos.

Em seguida, os alvinegros reagiram à ação da polícia e atiraram garrafas de vidro. Ninguém, no entanto, ficou ferido. Outros registros de tumulto aconteceram na rua São Januário, que dá acesso ao setor dos visitantes.

Torcedores comuns, porém, mantiveram o tradicional clima de paz e diversos vascaínos foram vistos ao lado de botafoguenses em clima ameno.

Diferentemente do clássico entre Vasco e Flamengo, a rua do setor dos visitantes estava com seus bares abertos, o que aliviou os alvinegros do forte calor no Rio de Janeiro, que chegou a atingir os 40 graus durante a tarde. Na ocasião dos rubro-negros, a falta de venda de água e cerveja causou revolta nos torcedores.

Com muitas dissidências em suas organizadas, as torcidas de Botafogo e Vasco, atualmente, divergem na questão da união entre elas.