Topo

Colombiano do Vasco tem filho com nome do carrasco do time na Libertadores

Riascos carrega seu filho Paulinho após fazer um gol pelo Vasco em São Januário - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Riascos carrega seu filho Paulinho após fazer um gol pelo Vasco em São Januário Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/03/2016 06h00

Artilheiro do Vasco na temporada com seis gols, Riascos é natural de Buenaventura, na Colômbia, mas não há como negar que o Brasil já entrou de vez na sua vida. Fã de pagode, o irreverente atacante batizou seu filho com o nome de Paulinho, inspirado no ex-volante do Corinthians e que atualmente joga no futebol chinês.

A ideia surgiu quando ele enfrentou o atleta do Guangzhou Evergrande na Copa Libertadores de 2013. Riascos era do Tijuana (MEX) e Paulinho do clube paulista. Foram dois duelos ainda pela fase de grupos e o volante chegou a fazer um gol. A simpatia pelo futebol e o nome do brasileiro foi instantânea. Curiosamente, o ex-camisa 8 do Corinthians foi o responsável pelo gol da eliminação dos cariocas no histórico duelo de quartas de final do torneio sul-americano em 2012. 

No fim do mês passado, Paulinho, o colombiano, foi homenageado pelo pai em mais uma de suas comemorações inusitadas. Na ocasião, o atacante fez seu segundo gol no empate em 2 a 2 com o Friburguense, correu para o setor das sociais de São Januário e pegou o herdeiro no colo, o levando ao campo. A atitude causou desespero na comissão técnica, já que o jogador estava pendurado. O árbitro, porém, não o advertiu com o cartão amarelo.

Vivendo no Brasil há um ano, desde que foi contratado pelo Cruzeiro em janeiro de 2015, ele adicionou ao seu conhecido requebrado o ritmo do samba. Recentemente, por exemplo, postou em suas redes sociais a música “Perseverança”, do pagodeiro Xandy de Pilares, uma espécie de “Roberto Carlos” dos boleiros brasileiros.

No Rio de Janeiro, onde está encantado, já fez os típicos programas de turista e visitou o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. De bem com a vida, ele tem o desejo de permanecer no Vasco após o fim de seu empréstimo, que se encerra em maio, algo considerado difícil entre as partes em função da multa de R$ 8 milhões estipulada pelo Cruzeiro.

"O Riascos não é jogador do Vasco. Ele pertence ao Cruzeiro, emprestado ao Vasco. Não há o porquê perguntar se vai renovar ou não", disse o presidente cruzmaltino Eurico Miranda.

Atacante ainda é dúvida contra o Bangu

Recuperando-se de um estiramento grau 1 na coxa direita, sofrido no empate em 1 a 1 com o Botafogo, Riascos tem chances pequenas de estar em campo neste domingo, contra o Bangu, pela estreia da Taça Guanabara. O colombiano já havia sido vetado na vitória por 3 a 1 sobre o Bonsucesso, no último sábado.