Topo

Botafogo terá que fazer o que ainda não fez no ano para ser campeão Carioca

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/05/2016 06h00

O Botafogo tem uma dura missão para ser campeão do Campeonato Carioca. Para sair com a faixa no peito no próximo domingo, o time do técnico Ricardo Gomes terá que fazer algo inédito na competição: vencer o Vasco. Só assim o Alvinegro conseguirá reverter a situação atual, na qual o Cruzmaltino pode até empatar para sem bicampeão.

Curiosamente, Botafogo e Vasco já se enfrentaram três vezes nesse Estadual. No primeiro duelo, o Cruzmaltino, jogando em São Januário, teve amplo domínio e acabou cedendo empate em grande cobrança de falta de Emerson nos minutos finais. Nos dois jogos seguintes, onde o Cruzmaltino ganhou por 1 a 0, foi o Alvinegro quem dominou as ações, mas acabou saindo de campo derrotado.

“Não tenho a fórmula para vencer o Vasco. Até por que se tivesse já teria usado, né? [risos]. O Vasco é um grande time, com um meio campo repleto de jogadores experientes. O nosso, ao contrário. Uma juventude enorme e com grande personalidade. Estamos jogando de igual para igual. Os três jogos foram bastante equilibrados. Vamos para o próximo e decidir esse título”, disse Ricardo Gomes.

Para reverter a situação, o Botafogo usa como exemplo a vitória obtida sobre um outro rival. Ainda na primeira fase do Carioca, o Alvinegro bateu o Fluminense por 2 a 0 em partida realizada no Espírito Santo. Se repetir o placar diante do Vasco, o clube de General Severiano é campeão sem nem mesmo disputar nos pênaltis.

“Na semifinal [contra o Fluminense] também foi assim [com a desvantagem], então acreditamos que vamos reverter. É uma pequena vantagem que eles têm, mas cabe a nós trabalhar bem durante a semana para domingo conseguirmos o título”, disse o zagueiro Renan Fonseca na saída de campo.

Agora, o Alvinegro precisa vencer por um gol para decidir o título nos pênaltis. Caso o triunfo seja por dois ou mais gols de diferença, o Botafogo conseguirá reverter a situação e conquistará o título. Qualquer empate ou vitória do Vasco, o clube de São Januário fica com a taça.