Topo

Nunca antes na história do Carioca... Vasco está perto de feito inédito

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/05/2016 06h00

O futebol do Rio de Janeiro poderá estar diante da queda de uma escrita neste domingo, na decisão do Campeonato Carioca, no Maracanã. Nunca, ao longo de sua história, a competição teve um campeão fora da Série A do Campeonato Brasileiro, feito que acontecerá caso o Vasco conquiste o título sobre o Botafogo.

Nos dois últimos anos, a situação esteve perto de acontecer, mas Vasco, em 2014, e Botafogo, em 2015, acabaram ficando com o vice. Nas outras temporadas em que um grande carioca esteve ausente da Série A, ele não chegou a final do estadual (98 e 99 – Flu, 2003 – Botafogo e 2009 - Vasco).

Os clubes considerados pequenos, que estão fora da Série A, também não chegaram ao título, casos, por exemplo, de Americano, Goitacaz, Volta Redonda, Macaé e Duque de Caxias. Aliás, a última vez em que o campeão estadual do Rio não foi um dos quatro grandes foi em 1966, com o Bangu, quando ainda não existia o Brasileirão (que passou a ser disputado em 1971).

Para impedir o feito vascaíno, o Alvinegro terá que superar a desvantagem do empate, obtida pelo Cruzmaltino graças à vitória por 1 a 0 no último domingo, e também a invencibilidade de 24 jogos do adversário.

“Tabu é para ser quebrado. Queremos isso. A gente espera trabalhar e, domingo, o que interessa é a vitória. A gente ganhando tira a invencibilidade do Vasco”, destacou o volante botafoguense Bruno Silva.

Autor do gol do Vasco, o atacante Jorge Henrique minimizou a vantagem obtida pela equipe no primeiro duelo e admitiu que o time não apresentou um futebol de muita qualidade.

“A vantagem é mínima. Sabemos que não fizemos uma grande partida como fizemos contra o Flamengo (semifinal), mas provamos que o clube está unido e, quando passam da zaga, temos um grande goleiro. Temos a semana para a preparação e, se Deus quiser, vamos fazer um jogo melhor do que fizemos no último domingo”, disse.

O clássico decisivo entre os rivais acontecerá neste domingo, às 16h, no Maracanã. A venda de ingressos para a partida começará a partir desta quarta-feira. Para ser campeão, o Vasco só precisa do empate.