Topo

Nenê e Jorginho ganham primeiro título no Brasil e técnico abandona rótulo

Vasco ergue a taça de campeão e faz festa no Maracanã

Gols UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2016 17h58

Mesmo já experientes no futebol, Nenê e Jorginho viveram novidades idênticas em suas carreiras neste domingo. O meia, como jogador, e seu comandante, como treinador, conquistaram seus primeiros títulos no Brasil com o Carioca de 2016.

Com 11 anos atuando no futebol do exterior, Nenê deixou o país ainda em início de carreira e retornou somente em 2015, diretamente para o Vasco, onde já é cogitado ao status de ídolo da torcida. Lá fora, foi campeão da Copa da França pelo PSG na temporada 2012/2013.

"Nem estava pensando nisso. É a realidade. Saí cedo, estive no Palmeiras e no Santos e não conquistamos a Libertadores, fomos vice (2003). Depois, já fui embora para Europa e também acabei perdendo algumas decisões. Aqui no Brasil, acho que vai ser o primeiro título de expressão e espero que seja o primeiro de muitos”, disse Nenê, lembrando que conquistou títulos de menor expressão pelo Paulista de Jundiaí no início de carreira.

Já o técnico Jorginho, que iniciou sua carreira de treinador em 2006, havia sido campeão na função somente no Japão, pelo Kashima Antlers, em 2012.

Alvo de uma forte investida do Cruzeiro às vésperas das finais do estadual, quando recebeu uma proposta com valores dobrados ao que recebe atualmente no Cruzmaltino, ele deixou para trás o rótulo de “aposta” e alcançou um novo patamar, algo que prefere minimizar.

“Ele muda com o trabalho que é apresentado. Às vezes é injusto. Por causa de um resultado, o treinador não é considerado como um treinador de ponta. Aqui no Vasco estou tendo reconhecimento do trabalho”, avaliou o treinador, que balançou com o interesse do clube mineiro, mas resolveu ficar.

Após o título, Nenê e Jorginho concentram suas forças na Copa do Brasil, onde o Vasco enfrenta o CRB, em Alagoas, nesta quarta-feira, pela segunda fase, e na Série B, onde o time estreia neste sábado, diante do Sampaio Corrêa, em São Luís (MA).