Topo

Veja por que o clássico vale muito para o Vasco e nem tanto para o Fla

Os rivais Flamengo e Vasco realizam o "Clássico dos Milhões" em Brasília - Montagem/UOL
Os rivais Flamengo e Vasco realizam o 'Clássico dos Milhões' em Brasília Imagem: Montagem/UOL

Bruno Braz e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2017 04h00

Uma antítese de ambiente cerca o “Clássico dos Milhões” deste domingo entre Flamengo e Vasco, às 18h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela Taça Rio. Enquanto o Rubro-Negro tem motivos de sobra para entrar tranquilo em campo, o Cruzmaltino pisa no gramado com o alerta ligado.  Abaixo, o UOL Esporte lista o que faz o duelo valer muito para os vascaínos e nem tanto para os flamenguistas:

Vasco em busca da classificação

Nenê prepara lançamento durante jogo do Vasco contra o Flamengo, em Volta Redonda - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Com uma campanha irregular, o Vasco ainda não tem garantida a vaga para as semifinais do Campeonato Carioca. O time está em 2º lugar no Grupo C da Taça Rio, com 5 pontos, e em 3º na classificação geral, com 14 pontos, um a mais que o Nova Iguaçu, que é o 4º, e três a mais que Botafogo e Madureira, 5º e 6º respectivamente. A equipe precisa ficar entre os quatro primeiros na pontuação geral para avançar.

Para o zagueiro Jomar, o Flamengo não entrará em campo desinteressado por já estar classificado:

“Não existe isso de pouco interesse por parte do Flamengo. Tenho certeza de que, quando a bola rolar, o adversário vai se empenhar ao máximo para conquistar o resultado positivo, pois estamos falando de um clássico, onde a rivalidade é grande”.

Flamengo já garantido nas semifinais do Carioca

Leandro Damião, Renê e Felipe Vizeu: busca por um espaço maior no Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Apesar de escalar o que tem de melhor disponível no clássico contra o Vasco, o Flamengo não tem muitos motivos para se preocupar com o duelo no Mané Garrincha. O Rubro-negro não pode mais ser alcançado na classificação geral do Campeonato Carioca pelo 3º ou 4º colocados. Desta forma, a equipe do técnico Zé Ricardo está garantida nas semifinais do Estadual e tem a vantagem do empate para chegar à decisão. O panorama será mantido independente da conquista ou não da Taça Rio.

“Procuramos enfrentar todos os rivais desta forma. O Vasco é um grande rival. O fato de estar classificado não altera nossa maneira de jogar ou a motivação para a partida”, comentou o comandante.

Cruzmaltino tem jejum contra times da Série A

De volta à Série A em 2017, o Vasco ainda não conseguiu vencer uma equipe da elite nacional nesta temporada. Até agora, foram seis jogos, com quatro derrotas e dois empates, sendo que alguns resultados adversos foram expressivos, como o 4 a 1 para o Corinthians na Florida Cup e o 3 a 0 para o Fluminense na estreia na Taça Guanabara. O clube ainda perdeu para o próprio Flamengo por 1 a 0 na semifinal da Taça GB.

Rubro-negro aliviou pressão com vitória sobre o rival

Um ponto importante deixa o Flamengo com razoável tranquilidade para o clássico. Em 25 de fevereiro, o Rubro-negro venceu o Vasco na semifinal da Taça Guanabara. Além de garantir a vaga na decisão - vencida pelo Fluminense -, a equipe quebrou um jejum importante e que incomodava nos bastidores. Eram nove jogos sem triunfar sobre o Cruzmaltino. O último havia sido em 22 de março de 2015. No período de seca, o Flamengo foi eliminado três vezes pelo Vasco - duas no Carioca e uma na Copa do Brasil.

“Será um jogo difícil, como qualquer Flamengo x Vasco. Eles estão muito motivados e mobilizados com a mudança de treinador. Também estamos, pois queremos ganhar a Taça Rio”, disse o técnico Zé Ricardo.

Vitória do Vasco pode embalar Milton Mendes

Técnico Milton Mendes faz muitas anotações tanto durante o jogo quanto nas coletivas - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco
Imagem: Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

O Vasco vem de mudança recente no comando técnico. O contestadíssimo Cristóvão Borges foi substituído por Milton Mendes, que estreou na última rodada vencendo o Madureira por 1 a 0. Por ainda não ser considerado um “medalhão”, o treinador poderá obter mais confiança junto a torcida com uma vitória sobre o maior rival do clube.

Desfalques dos selecionáveis no time titular

Guerrero e Diego são as referências do elenco do Flamengo no Campeonato Brasileiro - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Além de entrar sem pressão na partida pela classificação antecipada e a vitória recente sobre o Vasco, o Flamengo ainda se vê desfalcado de jogadores importantes na engrenagem da equipe. Embora possua um elenco considerado entre os melhores do país pela crítica, o Rubro-negro inegavelmente sente falta dos atletas convocados por suas seleções, principalmente Diego (Brasil) e Guerrero (Peru). A lista também conta com o lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco.

“Substituir o Diego não é fácil. É uma liderança técnica da nossa equipe. Mas todos têm feito isso bem. O Guerrero também é fundamental, o Trauco. Todos os jogadores são importantes no Flamengo. Os atletas têm conseguido suprir as ausências e estão se esforçando bastante. Não devemos ter surpresas em relação a isso no clássico”, encerrou Zé Ricardo.

FLAMENGO X VASCO

Data/hora:
26/03/2017, às 18h30 (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Diego Luiz Couto Barcelos

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello (Lucas Paquetá); Everton, Berrío (Felipe Vizeu) e Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo

Vasco
Jordi, Gilberto, Jomar, Rafael Marques e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu, Andrezinho e Nenê; Luis Fabiano
Técnico: Milton Mendes