Topo

De Fred a Cuca, juiz afastado por pênalti inexistente coleciona polêmicas

Veja o pênalti polêmico do clássico

Gols UOL Esporte

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/03/2017 04h00

O afastamento após o pênalti inexistente marcado contra o Flamengo no empate diante do Vasco por 2 a 2, nesse domingo, é só mais uma polêmica na carreira do árbitro Luis Antonio Silva Santos.

Índio, como é conhecido, coleciona episódios marcantes desde que começou a apitar na Série A do Rio de Janeiro.

Ao longo deste tempo, colecionou desafetos, entre eles Fred, então atacante do Fluminense. No Carioca de 2015, Fred foi expulso num Fla-Flu e disse até que “o Carioca tem que acabar”.

O cartão vermelho que gerou a revolta não foi mostrado por Luis Antonio, mas na zona mista o atacante, ao defender que o campeonato era armado, disse que “só faltava colocar o Índio pra apitar a próxima partida”.

As declarações renderam um processo contra o atacante, já que o árbitro disse que teve a sua honra ferida pelo então tricolor.

Cuca, então técnico do Flamengo, foi expulso uma vez por Índio e foi suspenso por 30 dias. Após o juiz ser escolhido para apitar a decisão entre os rubro-negros e o Botafogo, o comandante desabafou.

“Estou muito preocupado com o Índio. A escolha foi equivocada. Tivemos grandes arbitragens ao longo do campeonato e aí vão e escolhem logo um que teve problemas em um jogo nosso? É uma incoerência.”

Após passar um ano afastado por causa de uma contusão no joelho, Índio voltou como homem de confiança da comissão de arbitragem do Rio (Coaf-RJ) em 2015. Ele conta com a simpatia de Jorge Rabello, presidente da entidade.

Explicação oficial

Em um vídeo publicado no site oficial da Federação Estadual do Rio de Janeiro, Sergio Santos, membro da Comissão de Arbitragem e Futebol do Rio de Janeiro (Coaf-RJ), justificou o afastamento pela marcação equivocada do pênalti a favor do Vasco. A expulsão de Luis Fabiano foi considerada justa.