Topo

Carioca pode tirar "zica" do Fla, mas Bandeira avisa: 'Não alivia pressão'

Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello falou sobre a decisão do Carioca - Júlio César Guimarães/ UOL
Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello falou sobre a decisão do Carioca Imagem: Júlio César Guimarães/ UOL

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/05/2017 04h00

É grande a expectativa nos bastidores do Flamengo para a decisão do Campeonato Carioca. No próximo domingo (7), o Rubro-negro encara o Fluminense, às 16h (de Brasília), no Maracanã, com o objetivo de conquistar o 34º Estadual da história - o sexto de forma invicta. Mais do que erguer a taça, celebrar o título representa o fim de um jejum de três anos.

A última conquista foi em 13 de abril de 2014, quando um gol irregular de Márcio Araújo garantiu o empate por 1 a 1 com o Vasco e o título ao Flamengo. É inegável a existência da pressão no Rubro-negro, que vive um processo de reconstrução financeira e administrativa, mas não deixa de lidar com cobranças cada vez mais intensas da torcida.

Ao UOL Esporte, o presidente Eduardo Bandeira de Mello reconheceu a importância do Carioca no processo. No entanto, o mandatário assegurou que as cobranças não diminuirão em caso de título.

“Acho que as conquistas são sempre importantes. Temos consciência do trabalho realizado e achamos que a avaliação não depende necessariamente de um ou outro título. Porém, é evidente que queremos ganhar”, afirmou.

“Não acho que [ganhar o Carioca] alivia a pressão. O Flamengo, por sua grandeza, será sempre cobrado. Se a avaliação do público e de parte da imprensa é a de que temos um time poderoso, seremos cobrados independentemente dos títulos".

Demorou - para muitos mais do que devia -, mas o Flamengo entrou na temporada de 2017 com o objetivo de brigar por grandes conquistas. Ninguém no clube esconde que a Copa Libertadores é a prioridade absoluta, assim como o elenco é visto como maduro para conquistar títulos.

Embora o jejum incomode e o Campeonato Carioca não seja o principal objetivo, vencer será importante até para os planos seguintes. O elenco ficará um pouco mais leve e sem a pressão de momento. Eduardo Bandeira de Mello se mostrou convicto em relação ao trabalho e disse que nada mudará no Ninho do Urubu independentemente do resultado.

“Jogaremos contra um adversário tradicional e perigoso. Mas nem a derrota significará uma avaliação negativa, como tampouco a vitória apontará que a missão do Flamengo está cumprida. O trabalho continua. É exatamente assim que pensamos. A nossa filosofia é bem clara, mas lógico que é um Fla-Flu. É sempre muito bom ganhar e melhor ainda se pudermos gritar ‘campeão’”, encerrou.