Topo

O 'cara' e artilheiro: Guerrero dá volta por cima e vira símbolo do Fla

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/05/2017 04h00

Guerrero é o símbolo da volta por cima do Flamengo. O atacante demorou, mas entregou aos torcedores o que esperavam dele. Protagonismo, liderança, gols e título. Ele foi o "cara" do Rubro-negro na conquista do 34º título Estadual do clube - o sexto invicto na história.

O Flamengo enfrentava um jejum de três anos sem conquistas e a pressão era crescente. Faltava coroar o trabalho de reorganização do clube com um título, ainda que o Campeonato Carioca estivesse distante das prioridades da temporada.

Na reta final do Estadual, o Rubro-negro perdeu Diego e viu o elenco sofrer com o desgaste dos compromissos pela Copa Libertadores. Coube ao peruano Guerrero chamar a responsabilidade, decidir jogos e terminar a competição como o melhor jogador do Flamengo e artilheiro, com dez gols - são 34 tentos vestindo a camisa rubro-negra.

“É uma sensação única ser campeão no Flamengo. Todos estão de parabéns e sou apenas mais um em campo. O clube se preparou para conseguir esse título. É hora de comemorar, mas temos outras coisas para conquistar”, afirmou.

Guerrero superou as dificuldades de adaptação para se transformar na referência rubro-negra. O peruano tirou o peso das costas e passou a dividir os holofotes com Diego. A pressão de ganhar diminuiu, embora o Flamengo ainda tenha desafios consideráveis pela frente na Copa Libertadores, no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

“Realizamos um bom trabalho e os títulos vão acontecer naturalmente. Entramos para disputar e ganhar. Não tem essa de que um título é mais importante do que o outro. O trabalho continua independentemente do resultado. Não tem essa de pressão também. É importante conquistar e trabalhar de forma séria. É isso o que fazemos no Flamengo”, encerrou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.