Topo

Governo veta projeto que tornaria árbitro de vídeo obrigatório no Carioca

Pezão vetou o projeto que obrigava o uso do árbitro do vídeo já no Carioca de 2018 - Foto: Agência Brasil
Pezão vetou o projeto que obrigava o uso do árbitro do vídeo já no Carioca de 2018 Imagem: Foto: Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/12/2017 14h15

O governador Luiz Fernando “Pezão” (MDB-RJ) vetou a obrigação do uso do árbitro de vídeo no Campeonato Carioca a partir da próxima temporada. O “não” ao projeto do deputado estadual Samuel Malafaia (DEM-RJ) foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira.

Pezão, no texto publicado, justifica o veto com base no artigo 217 da Constituição Federal, que garante a autonomia às entidades esportivas, dirigentes e organizações quanto ao funcionamento das competições.

Pezão árbitro de vídeo - Reprodução - Reprodução
Diário Oficial do Rio de Janeiro publicou o veto do governador nesta quinta-feira
Imagem: Reprodução

O projeto de Samuel Malafaia obrigava o uso do árbitro 180 dias após a entrada em vigor da lei e da implementação por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade máxima do futebol nacional, inclusive, ficaria responsável por arcar com os custos.

Caso a Federação do Rio de Janeiro descumprisse com a regra válida para a primeira divisão do estadual, o projeto vetado por Pezão nesta quinta previa uma multa de até R$ 50 mil para os infratores ou até o adiamento da partida em questão.

Malafaia procurava tornar o projeto uma obrigatoriedade pelo sucesso do recurso de vídeo em outras modalidades esportivas, conforme justificou na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

“O tênis e o voleibol já dispõem de câmeras especiais que tiram dúvidas em casos de lances duvidosos, permitindo com que nenhuma equipe seja prejudicada. Gols e lances, duvidosos ou ilegais, não são novidades no futebol brasileiro, e o uso desse recurso poderá sanar diversas dúvidas sobre falhas da arbitragem”, explicou o deputado do DEM.