Topo

Maracanã e calendário esvaziam mais um Fla-Flu do Campeonato Carioca

A Arena Pantanal será o palco do clássico entre Flamengo e Fluminense neste sábado - Alexandre Schneider/Getty Images
A Arena Pantanal será o palco do clássico entre Flamengo e Fluminense neste sábado Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Leo Burlá e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/02/2018 04h00

Entra ano, sai ano e os problemas no Campeonato Carioca se repetem. Neste sábado (24), a dupla Fla-Flu faz um clássico na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 17h (de Brasília), no confronto que mais parece um filme repetido.

Assim como no ano passado, o Maracanã não está à disposição dos clubes. Se anteriormente o problema era a alegada falta de segurança do estádio, uma série de eventos e shows inviabilizou o clássico no local. Em vez de Cariacica, tricolores e rubro-negros fizeram as malas e vão atuar muito longe de seu palco preferencial.

O estádio será diferente, mas o calendário segue como uma pedra no sapato dos clubes, que cada vez menos priorizam a competição estadual. Em 2017, Abel Braga mandou um Flu 100% reserva a campo. De olho no Liverpool (URU), adversário pela Copa Sul-Americana, o treinador lançou nomes nada conhecidos pelo torcedor. Na ocasião, o volante Wendel deu o seu cartão de visitas para a torcida ao marcar o gol tricolor no empate por 1 a 1.

Desta vez, o mesmo expediente será utilizado pelo Flamengo. Totalmente voltado para o confronto de quarta-feira (28) diante do River Plate, válido pela estreia na Copa Libertadores, o técnico Paulo César Carpegiani não pensou duas vezes: exceção feita ao goleiro Diego Alves, o Rubro-negro pisará o gramado com uma equipe totalmente reserva.

É bem verdade que os clubes embolsarão uma boa cota [R$ 300 mil] pela partida, mas os problemas de sempre incomodam. Questionado sobre o fato de mais um clássico ser jogado longe de casa, Abel abriu o verbo.

"Jogo fora é muito triste, não dá. Com todo o respeito a Cuiabá, o Fla-Flu é do Rio. É Carioca, não pode ser fora daqui. Entendo presentear o torcedor de fora, mas é ridículo ter Fla-Flu fora do Rio. O Maracanã virou palco de samba", lamentou o tricolor.

Já o goleiro Diego Alves preferiu fugir da bola dividida e ressaltou a importância do clássico. O compromisso pelo torneio continental, no entanto, não foi esquecido pelo camisa 1.

"Esperamos que a torcida compareça e faça uma festa bonita. Precisamos arrancar para a Libertadores e começar bem. Sabemos que todos os jogos são importantes e o clássico pode nos ajudar a entrar ainda mais no ritmo".

Os rivais ainda enfrentaram dificuldades logísticas para o deslocamento. Com problemas para encontrar voos de carreira de ida e volta, Fla e Flu negociaram com os organizadores do jogo o fretamento de uma aeronave, que irá transportar as delegações durante todo o trajeto.

FLUMINENSE x FLAMENGO

Data/hora: 24/02/2017, às 17h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Jr. 
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos

Fluminense
Júlio César; Renato Chaves, Gum e Ibañez; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Marlon; Marcos Júnior e Pedro
Técnico: Abel Braga

Flamengo
Diego Alves; Pará, Thuler, Léo Duarte e Trauco; Cuéllar, Jean Lucas, Romulo, Vinicius Júnior (Geuvânio) e Marlos Moreno; Felipe Vizeu
Técnico: Paulo César Carpegiani