Topo

Flamengo sonha com nova pré-temporada, mas precisa levantar a Taça Rio

O Flamengo comemorou a conquista da Taça Guanabara e luta também pela Taça Rio - Pedro Martins/AGIF
O Flamengo comemorou a conquista da Taça Guanabara e luta também pela Taça Rio Imagem: Pedro Martins/AGIF

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/03/2018 04h00

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo poderia até não ter tantos motivos para brigar pelo título da Taça Rio, mas é justamente o contrário que passa pelas cabeças dos profissionais no Ninho do Urubu. Tudo por conta do regulamento do Campeonato Carioca. Se vencer o segundo turno, o Rubro-negro terá duas semanas livres para treinos, uma espécie de nova pré-temporada - algo absolutamente desejado em um calendário tão apertado.

Com a vaga garantida nas semifinais do Estadual, o Flamengo disputa na próxima quinta-feira (22), às 20h, no Engenhão, um lugar na final da Taça Rio. O adversário será o Fluminense, mandante do clássico e dono da vantagem do empate. Só a vitória interessa aos comandados de Paulo César Carpegiani.

Caso avance, o Rubro-negro terá pela frente a final da Taça Rio, domingo (25), contra o Botafogo. Vencendo, o longo período de treinos estará garantido, ainda que diante do regulamento questionável da competição e que foi aprovado pelos clubes.

Em anos anteriores, a agremiação que vencesse os dois turnos era automaticamente proclamada campeã carioca. Desta vez, caso aconteça, a vantagem do Flamengo será a de disputar a final em jogo único e com o benefício do empate, no dia 8 de abril.

Assim, o Rubro-negro teria duas semanas sem compromissos também por outras competições. A desejada nova pré-temporada estaria garantida. Caso não obtenha êxito no objetivo, o Flamengo terá de jogar as semifinais do Estadual, previstas para os dias 28 e 29 de março. Se passar, a decisão será realizada em duas partidas, nos dias 1º e 8 de abril.

Boavista torce pelo Flamengo

Não é só a torcida do Flamengo e os profissionais do clube que desejam conquistar a Taça Rio. O Boavista, clube da Região dos Lagos, vestirá rubro-negro na fase decisiva do segundo turno. Tudo para retornar ao Campeonato Carioca nas semifinais.

Quinto colocado na classificação geral, o Boavista “voltaria ao jogo” em caso de título do Flamengo. O regulamento prevê que, neste caso, uma espécie de torneio aconteceria entre os quatro melhores colocados.

Desta forma, o Boavista jogaria contra o Fluminense, enquanto Vasco e Botafogo fariam a outra semifinal. Os vencedores dos confrontos duelariam por um lugar na finalíssima.