Topo

Com Valentim, Botafogo tem posse de bola, má pontaria e falhas na defesa

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2018 04h00

Após oito jogos e o fechamento de um ciclo com o fim da Taça Rio, já é possível tirar as primeiras conclusões do trabalho de Alberto Valentim. Fica claro que há uma mudança clara na postura em relação aos times de Jair Ventura e Felipe Conceição, seus antecessores: há uma preferência pela posse de bola.

Por outro lado, a defesa não tem apresentado o mesmo desempenho. Se com Jair Ventura alguns jogadores chegaram a ser colocados como destaques no Brasil, agora a história é diferente. O que se vê são muitos buracos e falhas individuais.

Além disso, o Botafogo tem pecado demais na finalização. Contra o Fluminense, no último domingo, a situação ficou bem clara. Foram 19 oportunidades de gol, algumas cristalinas. Mesmo assim, o Alvinegro não conseguiu balançar as redes de Júlio César, que teve grande desempenho e salvou o Tricolor. Isso não impediu críticas de Alberto Valentim a seus jogadores.

"Algumas por mérito, outras poderíamos caprichar mais. É um ótimo goleiro. Finalizamos 19 vezes, o Fluminense 16. Precisamos caprichar mais", disse o treinador do Botafogo.

A defesa também chamou atenção de Valentim. Segundo o treinador, o Alvinegro precisa melhorar o quanto antes. Mas como fazer isso? "Com um pouco de treino e mostrando um pouco de coisas do que a gente fala, às vezes num treino mais didático e físico. Outras coisas são mérito do adversário, mas precisamos corrigir rapidamente", completou.

E a pressa existe. O Botafogo tem tido dificuldades em jogos grandes e nesta quarta-feira já tem mais um pela frente: o Flamengo, pela semifinal do Carioca. “São equipes mais fortes, são equipes maiores, e encontramos dificuldades. Contra o Vasco, detalhes. Nesse jogo (contra o Flu) alguns erros que não podemos cometer na quarta-feira. E contra o Flamengo fomos derrotados por erro de arbitragem. Temos que melhorar já para fazer um jogo melhor do que o de hoje (domingo) à tarde", finalizou.