Topo

Carioca - 2019

Botafogo ensaia retomada de confiança com boa atuação de reservas

Siga o UOL Esporte no

Pedro Sciola

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2019 04h00

O Botafogo apresentou o seu melhor rendimento na temporada 2019 no triunfo por 3 a 0 sobre o Boavista, em Bacaxá, neste domingo (3) pela última rodada da Taça Guanabara. A vitória foi a primeira do Alvinegro no ano e serviu para resgatar um pouco da confiança do time Zé Ricardo, além de estancar a crise às vésperas de um confronto importante pela Copa Sul-Americana.

O resultado veio com um futebol convincente, conquistado com excelente desempenho dos jogadores considerados reservas. Rodrigo Pimpão e Gustavo Ferrareis, por exemplo, foram responsáveis por dar mais mobilidade ao ataque, deixando-o menos previsível contra o Boavista. Jonathan, autor do terceiro tento, é outro que não figura normalmente no esquadrão principal do time de General Severiano. 

O ataque era justamente um dos pontos fracos do Glorioso. Antes de a rodada iniciar, o Botafogo havia marcado apenas duas vezes em quatro partidas. Diante do Verdão de Bacaxá, no entanto, a equipe soube utilizar o pivô de Kieza nos lançamentos longos e confundiu a marcação adversária com alternância nas posições do quarteto de frente, formado por Erik, Pimpão, Ferrareis e o próprio camisa 9. 

Mais do que o resultado e o bom futebol, a vitória do Botafogo serve para dar um pouco de paz aos comandados de Zé Ricardo. Enfurecidos pela eliminação na Taça Guanabara, os torcedores do Botafogo criticaram o presidente Nelson Mufarrej e alguns jogadores do plantel, como, por exemplo, o lateral direito Marcinho.

"A vitória é importante não só para a gente poder pontuar, mas para resgatar confiança do grupo, que estava abalada depois do início ruim. Nossa conta ainda é negativa para com a torcida e o clube, mas vamos tentar redobrar a atenção e evoluir nos próximos jogos. Demos um passo à frente, agora é tentar manter a regularidade e melhorar a performance", disse Zé Ricardo, após a partida.

O resgate da confiança vem em momento crucial da temporada. Na próxima quarta-feira (6), o Botafogo recebe o Defensa y Justicia pelo jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. O time adversário está na segunda posição do Campeonato Argentino e decidirá a vaga em seus domínios.