Topo

Carioca - 2019

Jornalista é suspenso por comemorar gol do Flamengo no Maracanã

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

29/03/2019 16h46

A Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) suspendeu o jornalista e influenciador digital Guilherme Pinheiro por sete dias porque o profissional celebrou com entusiasmo o gol do Flamengo sobre o Fluminense na última quarta-feira, no Maracanã, pelo Estadual do Rio.

Com a punição, Guilherme, que trabalha no jornal "O Gonçalense" e tem o canal do YouTube Flazoeiro, fica impedido de entrar em qualquer estádio usando sua carteirinha da entidade. O jornalista gravou um vídeo na tribuna de imprensa do Maracanã no momento em que Everton Ribeiro cobrou o pênalti para desempatar o clássico.

Na euforia, Guilherme comemorou o gol, dizendo coisas como: "É hora de mostrar para torcida do Fluminense que o João de Deus, que ajuda eles, tá preso. Bora Ribeiro, meu garoto. Acabou, eliminado, Fluminense, tá eliminado!"

Ao tomar conhecimento da punição, enquanto cobria a vitória do Vasco sobre o Bangu um dia depois, o profissional entrou em contato com a Acerj, pediu desculpas e mostrou interesse em se reunir pessoalmente com a entidade para se retratar. A associação informou que se ele repetir o comportamento, será expulso.

"Foi um erro gravíssimo que não vai se repetir. Tenho que saber conciliar meu canal com meu trabalho, que é mais importante para mim. Eu sempre frequentei a arquibancada e fica difícil segurar, mas sei que isso não pode acontecer de novo", afirmou o repórter, que está no segundo ano da faculdade de jornalismo.

Guilherme - Reprodução - Reprodução
O repórter Guilherme Pinheiro está no segundo ano da faculdade de jornalismo
Imagem: Reprodução

Apesar de não ser formado ainda, o profissional tem registro como jornalista graças a uma decisão do STF que tirou a necessidade de diploma para o exercício da profissão.

Eraldo Leite, o presidente da Acerj, afirmou que a entidade deu oportunidade para influenciadores e jornalistas de veículos voltados a torcidas há dois anos, mas que não são comuns casos em que os profissionais apresentam comportamento inadequado nas tribunas e cabines de imprensa dos estádios.

"Para ser cadastrado na Acerj, a pessoa precisa ter registro de jornalista ou radialista e estar vinculado a um veículo que tenha atuação permanente e com CNJP", afirmou Eraldo. Guilherme e a página Flazoeira, que tem mais de 200 mil inscritos no YouTube, se encaixam nos pré-requisitos.

Veja nota da Acerj sobre o caso:

NOTA OFICIAL - TRIBUNA DE IMPRENSA NÃO É ARQUIBANCADA

Embora não seja fato corriqueiro, algumas vezes acontecem exageros de manifestações de alegria na Tribuna de Imprensa, ou no entorno do gramado, por ocasião de um gol deste ou daquele time.
A ACERJ exige dos cronistas esportivos atitudes condizentes com a ética profissional. Sabemos que todos que estão no mundo do futebol torcem por algum clube, mas vale lembrar que lugar de torcedor é na arquibancada, não na Tribuna de Imprensa. Quem assim procede é passível de sanções, previstas no Estatuto da Entidade.
Por isso rogamos aos cronistas esportivos que, no exercício da profissão e ocupando as dependências de Imprensa dos estádios, mantenham comportamento adequado para a função.

DIRETORIA DA ACERJ