Topo

Montpellier ganha jogo marcado por protesto e fatura inédito título do Francês

Torcida do Auxerre protesta com bolinha de tênis em jogo que deu título ao Montpellier - REUTERS/Gonzalo Fuentes
Torcida do Auxerre protesta com bolinha de tênis em jogo que deu título ao Montpellier Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Do UOL, em São Paulo

20/05/2012 18h29

Em jogo marcado por um inusitado protesto da torcida do lanterna e rebaixado Auxerre, que atirou bolinhas de tênis e rolos de papel higiênico no gramado, o Montpellier superou os incidentes, ganhou de virada por 2 a 1, fora de casa, e assegurou o inédito título do Campeonato Francês.

Com o resultado, o Montpellier contabilizou 82 pontos, três à frente do PSG, que também venceu de virada o Lorient por 2 a 1. Para se ter ideia, até então, seu melhor resultado havia sido um terceiro lugar na edição de 1987/1988. Enquanto isso, o elenco parisiense não vence a competição nacional desde a temporada 1993/1994.

Antes do protesto, o Auxerre abriu o placar, aos 20min, com Olivier Kapo, de cabeça. Mesmo assim, os líderes eram melhores em campo, mas faltava caprichar na finalização. Por outro lado, o PSG também não fazia sua parte e saía atrás diante do Lorient --gol de Kévin Monnet-Paquet.

Isso parece ter dado ânimo ao Montpellier, que chegou ao empate, aos 32min, com Utaka, após completar bela jogada pela direita do ataque. Antes de iniciar o segundo tempo, a torcida do Auxerre fez um protesto pela situação de sua equipe, jogando bolinhas de tênis e rolos de papel higiênico no gramado.

O árbitro até tentou reiniciar, mas interrompeu a partida. O trio de arbitragem e as duas equipes foram para o vestiário Enquanto isso, PSG empatou contra o Lorient, aos 16min, com Pastore. Após paralisação de quase 20 minutos, o confronto entre Montpellier e Auxerre.

O Paris Saint-Germain foi buscar a virada, com o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta. Restava torcer para o Auxerre. Mas a partida voltou a ficar paralisada por causa de novas manifestações. Na volta, o Montpellier ainda anotou seu segundo, novamente com Utaka, definiu o triunfo e comemorou seu primeiro título do Francês.