Topo

Festa do título do PSG é manchada por confrontos entre torcida e polícia

Polícia teve que usar gás lacrimogêneo durante conflitos com torcedores do PSG - REUTERS/Benoit Tessier
Polícia teve que usar gás lacrimogêneo durante conflitos com torcedores do PSG Imagem: REUTERS/Benoit Tessier

Da AFP

Em Paris (França)

13/05/2013 16h31

O troféu "Hexagoal", dado ao vencedor do Campeonato Francês, foi entregue aos jogadores do Paris Saint-Germain na tarde desta segunda-feira, perto da Torre Eiffel, em Paris, onde momentos antes foram registrados confrontos entre a polícia e torcedores.

A equipe da capital sagrou-se campeã no último domingo no estádio Gerland, de Lyon, ao derrotar os anfitriões por 1 a 0, pela 36ª rodada da competição.

Thiago Silva, capitão do time, recebeu o troféu das mãos do presidente da LFP (Liga de Futebol Profissional), Frédéric Thiriez, frente à milhares de torcedores reunidos na explanada do Palais Chaillot, com a famosa Torre Eiffel como plano de fundo.

O prefeito de Paris, Bertrando Delanoe, também ergueu o troféu e, no discurso, criticou o "punhado de perturbadores" que se envolveu em confusões com a polícia antes das comemorações. O presidente do clube, o catariano Nasser El-Khelaifi, por sua vez, também posou com o "Hexagoal".

A cerimônia atrasou por causa de incidentes provocados por "ultras", os integrantes das torcidas organizadas. Houve confrontos com as forças de segurança no local, que usaram gás lacrimogêneo para conter os avanços dos torcedores mais animados, que chegaram a lançar grades nos policiais.

De acordo com jornalistas, a área reservada aos fotógrafos e aos profissionais da mídia foi invadida pelos torcedores, e alguns carros estacionados nos arredores foram danificados.

"É culpa dos ultras, por causa deles a nossa festa foi estragada", declarou Alexandre, um jovem torcedor do PSG que presenciou os confrontos.

Após a cerimônia, muitos torcedores continuaram no local lançando sinalizadores, mas o efetivo da CRS (Companhia Republicana de Segurança) presente conseguiu conter os excessos. O desfile dos jogadores do PSG pelo rio Sena, porém, foi cancelado.