Topo

Ibra faz 2, perde pênalti e gol feito, e PSG tropeça na abertura do Francês

Do UOL, em São Paulo

08/08/2014 17h18

Atual campeão francês, o Paris Saint-Germain abriu a nova edição do torneio jogando fora de casa contra o pequeno Reims nesta sexta-feira. Na teoria, um jogo fácil. Na prática, complicadíssimo: Ibrahimovic marcou duas vezes e salvou o PSG de estear com derrota, mas não de tropeço: 2 a 2.

Ibra, porém, poderia ter dado o triunfo ao time: perdeu um pênalti e um gol sem goleiro, acertando a trave. Apareceu mais que todos os brasileiros do PSG somados: Lucas foi titular, mas com atuação fraca; Thiago Motta, naturalizado italiano, não se destacou; e Thiago Silva e Marquinhos, a dupla de zaga titular, levou dois gols do pequeno Reims - nada positivo.

Fases do jogo: O PSG começou pressionando, e abriu o placar logo cedo, com Ibrahimovic, aos 8 minutos, tocando na saída do goleiro haitiano Placide após receber por trás da zaga. Só que, com Ibra perdendo um pênalti, e depois um gol sem goleiro, levou a virada em razão de buracos na zaga. Primeiro Devaux, recebendo livre no meio da área e tocando na saída de Sirigu, e depois Oniangué, livre após cruzamento, viraram para o Reims.

Mas Placide, que havia defendido o pênalti cobrado por Ibra, virou vilão: falhou em tentativa de cruzamento do sueco, deixando a bola entrar ao cair para dentro do gol. Assim, não deixou seu pequeno time surpreender na abertura do Francês. Menos mal que o PSG, ou Ibra, o único que tentou algo,  não conseguiu criar mais nada até o final do jogo.

O personagem: Zlatan Ibrahimovic - Ele foi o artilheiro do Campeonato Francês em 2013/2014, com 26 gols, e já marcou dois logo na abertura da nota temporada, fazendo todos os gols do PSG na partida de estreia. Isso garantiria a condição de "o melhor" para ele.

Porém, personagem que é, Ibra conseguiu roubar a cena do jogo de mais maneiras, só que não positivas: na primeira etapa, perdeu um gol feito, sem goleiro, acertando a trave sem ninguém à sua frente, e também desperdiçou um pênalti. Se uma dessas bolas entrasse, o PSG estrearia com vitória. Não que ele mereça ser "o pior" da partida, mas protagonizou os piores lances.

Chave do jogo: Com Cavani, Pastore e Lucas sumidos, coube a Ibrahimovic tentar levar o PSG ao ataque. Ele conseguiu, mas o Reims soube aproveitar os espaços dados pela defesa do PSG para virar o jogo - por mais que depois tenha sofrido o empate, o resultado não é dos piores para um time que não deve lutar por nada além de escapar do rebaixamento na competição.

Para lembrar:

Discreto, Lucas foi titular, mas saiu na segunda etapa, quando o time buscava a virada, para a entrada de Bahebeck. Não foi o começo de temporada sonhado pelo brasileiro.

O Reims também teve seu brasileiro em campo. O meia Diego Rigonato, que quase marcou o 3° gol do clube em uma bomba de fora da área, que exigiu bela defesa de Sirigu.