Topo

Bastia condena cabeçada de Brandão, mas avisa que não vai punir atacante

Do UOL, em São Paulo

18/08/2014 12h38

A cabeçada do brasileiro Brandão em Thiago Motta, que aconteceu no sábado após jogo do Campeonato Francês, de certa forma passou batida pelo Bastia. Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, o clube condenou a atitude do atacante, mas avisou que não vai tomar nenhuma atitude para punir o atleta pela conduta violenta.

“O SC Bastia condena de forma inequívoca o gesto do atacante Brandão contra o jogador Thiago Motta após o término do jogo contra o PSG.

Enquanto aguarda elementos adicionais, o clube se reserva a qualquer possibilidade de novas medidas”, informou.

Para o Bastia, uma punição só pode ser imposta pelos órgãos responsáveis. Assim, mesmo considerando reprovável a cabeçada, o clube francês não vai tomar atitudes drásticas.

“Todo clube em algum momento de sua história pode ser confrontado com uma atitude inaceitável de um de seus empregados. Diretores, funcionários e jogadores não podem substituir as entidades, únicas habilitadas a aplicar punições esportivas”, completou.

O Bastia ainda pediu um castigo adequado ao atacante e que ele seja tratado de forma justa ao longo do caso. 

Brandão corre o risco de ser suspenso por até dois anos pela cabeçada dada em Thiago Motta, de acordo com as regras do Campeonato Francês.

Tudo vai depender do grau das lesões sofridas por Thiago Motta. Segundo o regulamento disciplinar da Ligue 1, a punição pode variar de uma suspensão de oito partidas (em caso de algo leve, que não impeça o rival de jogar) até dois anos.

A cabeçada do atacante brasileiro em Thiago Motta, que ficou com o nariz sangrando, revoltou dirigentes e companheiros de equipe do volante. Nasser al-Khelaifi, presidente do PSG, pediu que Brandão seja banido do futebol. O zagueiro Thiago Silva pediu punição rigorosa ao jogador do Bastia.

David Luiz também condenou a atitude do atacante do Bastia. "Temos uma grande missão no mundo de dar bom exemplo dentro e fora de campo. Acho que muitas crianças no mundo querem ser como nós. Isso não é parte do futebol. Algumas vezes, em campo, você fica contrariado com algo, falam coisas ruins, mas é normal no futebol. Mas quando você espera por alguém fora do gramado para fazer uma coisa ruim. Acho isso inaceitável", disse o zagueiro, em entrevista ao site Goal.com.

Em campo, o Paris Saint-Germain venceu por 2 a 0 com gols de Lucas e Cavani.