Topo

Lucas é destaque, mas PSG segue sem vencer fora de casa no Francês

Do UOL, em São Paulo

13/09/2014 13h50

O brasileiro Lucas fez bom jogo – principalmente no primeiro tempo – e participou da jogada do gol do zagueiro Camara, mas isso não foi suficiente para o Paris Saint-Germain encerrar neste sábado (13) uma incômoda marca. O time da capital empatou por 1 a 1 com o Rennes e segue sem vencer fora de casa na temporada 2014/2015 do Campeonato Francês.

Em três jogos como visitante, o Paris Saint-Germain soma agora três empates (anteriormente, havia registrado um 2 a 2 com o Reims e um 0 a 0 com o Evian). Esse é um dos principais motivos de o milionário elenco da capital estar cada vez mais longe da ponta da tabela.

O PSG chegou neste sábado a nove pontos em cinco jogos do Campeonato Francês. A liderança é do Bordeaux, que tem dez pontos e uma partida a menos. O Rennes atingiu oito pontos.

Fases do jogo
O Paris Saint-Germain controlou a bola desde o início do duelo, mas o Rennes conseguiu impedir que isso virasse uma pressão dos visitantes. No começo da partida, a única chance clara da equipe da capital foi um chute de Ibrahimovic, de pé esquerdo, aos 4min. Costil defendeu sem problemas.

Ibrahimovic voltou a finalizar com perigo aos 28min, mas parou novamente em Costil. No entanto, a marcação do Rennes era eficiente e impedia as infiltrações do PSG. Prova disso é que o time da capital só voltou a criar em chute de Lucas, de fora da área, aos 38min. O goleiro defendeu com tranquilidade.

As principais jogadas ofensivas do PSG no primeiro tempo passavam por Lucas e Ibrahimovic. O sueco chegou a acertar a trave aos 42min, em chute de pé direito após passe de Verratti.

Contudo, o primeiro gol do PSG não foi marcado por nenhuma das estrelas. O lateral holandês Van der Wiel cruzou, Lucas passou pela bola e o zagueiro Zoumana Camara completou para as redes de pé esquerdo.

O gol fez o Rennes se soltar mais. O time da casa trocou Pedro Henrique por Ntep no intervalo, e a mudança surtiu efeito rapidamente. O reserva empatou o jogo aos 10min da etapa final, num chute de pé direito.

O empate recolocou no jogo a dinâmica do início: o Rennes marcava atrás e permitia que o PSG ficasse com a bola, e a equipe da capital não conseguia passar por esse bloqueio. Os visitantes tiveram 65% de posse de bola, mas finalizaram apenas seis vezes até os 35min do segundo tempo.

O melhor: Lucas. O brasileiro foi incisivo, participou da maioria das jogadas ofensivas do Paris Saint-Germain e ainda deu pelo menos dois cruzamentos precisos.

O pior: Cavani. Lucas buscou jogo, e Ibrahimovic levou perigo sempre que foi acionado. O uruguaio Cavani, por outro lado, esteve apático e produziu pouco no ataque do PSG.

Toque dos técnicos
Philippe Montanier, técnico do Rennes, teve uma participação extremamente efetiva no jogo deste sábado. Ele montou uma defesa sólida, conseguiu conter as principais armas do PSG e ainda deu sorte com uma alteração. Ntep, que o treinador colocou no lugar de Pedro Henrique durante o intervalo, marcou o gol de empate.

No PSG, Laurent Blanc tentou mudar o eixo da equipe para furar o bloqueio imposto pelo Rennes. No segundo tempo, por exemplo, ele trocou o brasileiro Lucas pelo argentino Lavezzi e tirou o volante Thiago Motta, que jogava na frente da defesa, para colocar Matuidi. O time ficou mais leve e adiantou a marcação, mas não conseguiu pressionar.