Topo

Lucas faz golaço, Marquinhos também marca e PSG vence 1ª fora de casa

Campeonato Francês
1 | 1

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 17h49

Lucas foi criticado no início desta semana por Ménez, ex-companheiro de Paris Saint-Germain, que disse que o brasileiro só tem chance no clube por ser estrangeiro. Uma das críticas foi dizer que Lucas só tinha feto, em dois anos, três gols (eram, na verdade, sete). Bom, nesta quarta-feira, saiu o 8°: e foi um golaço. Na vitória do PSG sobre o Caen, Lucas fez belo gol após sequência de dribles e Marquinhos completou o placar.

Foi a primeira vitória do PSG fora e casa no Campeonato Francês desta temporada e a primeira após dois empates seguidos. Com a vitória, o clube chega apenas a quarta posição na tabela, atrás de Olympique de Marselha, Bordeaux e Saint-Etienne. Mas ao triunfo é um alento para o time que além de decepcionar até o momento jogou sem Ibrahimovic (dores no tornozelo), seu principal jogador.

Fases do jogo: O jogo foi tranquilo para o PSG, que viu o Caen, apenas o 14° colocado, jogar na retranca. O time teve chance até de golear, principalmente após Lucas abrir o placar: o brasileiro arrancou do meio para a esquerda da área, fez fila e bateu forte. Depois, pela direita, ele mesmo cortou um zagueiro rival de letra e bateu rasteiro, mas o goleiro pegou com o pé. Cavani ainda perdeu outra ótima chance no 1°t também após corte de letra, chutando para fora.

Na segunda etapa, Marquinhos, sozinho, cabeceou após escanteio para ampliar o placar. O problema foi quando o Cane resolveu se arriscar: e para isso o caminho era atuar nas costas de David Luiz. Nas duas defesas feitas por Sirigu, o zagueiro brasileiro ficou vendido. Ainda viu Duhamel, em suas costas, perder cabeçada completamente livre.

O melhor: Lucas - Chamou a responsabilidade que é esperada, principalmente quando Ibra está fora. A vontade era tanta que ele até se precipitou em belo lance que coroaria sua atuação: após cortar um rival de letra, não viu Cavani completamente livre e preferiu bater - o goleiro pegou com o pé.

O pior: David Luiz - O zagueiro da seleção brasileira pode até não correr risco de perder a titularidade do PSG já que foi a principal contratação do time para a temporada, mas continua jogando pior do que Marquinhos, seu companheiro nesta quarta e teoricamente quem volta para o banco quando Thiago Silva retornar de lesão. O fraco Caen enxergou em David o caminho para conseguir atacar e só não foi bem sucedido graças ao goleiro Sirigu e a falta de pontaria de seus atacantes.

Para lembrar: Foi o terceiro gol de Lucas no Francês desta temporada - em oito jogos. Na temporada passada, marcou cinco em 36 partidas. É a única competição na qual o meia já marcou pelo PSG: na Liga dos Campeões, Supercopa da França, Copa da França e Copa da Liga segue zerado.