Topo

Cavani é caçador no Uruguai, mas em campo causa polêmica com 'arma'

Cavani foi expulso por comemorar atirando (à esq.) e depois adaptou o gesto - Montagem/Reprodução
Cavani foi expulso por comemorar atirando (à esq.) e depois adaptou o gesto Imagem: Montagem/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/11/2014 06h00

O uruguaio Edinson Cavani transformou um momento de alegria em preocupação. Suas comemorações imitando um atirador já lhe causaram problema na França. Ele, contudo, tenta adaptar o gesto com uma arma fictícia na mão. Afinal, em sua terra natal, o atacante tem como hobby preferido a caça. Foi assim, por exemplo, que ele se preparou para a última Copa do Mundo.

Em recente partida diante do Lens, pelo Campeonato Francês, o atacante do PSG foi expulso por simular um tiro em direção à torcida adversária. Ficou inconformado. Na semana seguinte, ele voltou a estufar as redes, dessa vez pela Liga dos Campeões, e novamente empunhou sua arma fictícia. Com uma diferença: “atirou” para o chão.

O que talvez os franceses não saibam, principalmente os árbitros, é que a caça para Cavani é um hábito desde pequeno. Seu pai o ensinou ainda menino a atirar. Como nasceu em uma cidade pequena, caçar e pescar eram suas brincadeiras mais recorrentes.

Até hoje, quando está no Uruguai, ele se aventura. Antes da última Copa, Cavani aproveitou dois dias de folga da seleção para caçar. Mal dormiu em 48 horas, já que passou boa parte do tempo perseguindo animais.

“Ele ficou sem caçar durante o ano inteiro em Paris, então aproveitou as duas folgas que teve em Montevidéu, veio para casa e dormiu apenas três horas, pois ficou caçando e pescando. Fez em dois dias o que não havia feito o ano todo. Foi uma loucura, mas foi o que aconteceu”, contou o pai de Cavani, Luis.

O atacante tenta não criar mais polêmica, mas também não abre mão de comemorar seus gols dessa maneira. “Eu decidi insistir na comemoração, só não queria ser mal interpretado. Minha expulsão contra o Lens? Todos nós cometemos erros. A imagem da televisão estava a meu favor, mas acho que fui mal compreendido”, opinou.

Cavani diz que pescar e caçar são maneiras de se manter calmo e relaxar durante os períodos de folga. O difícil é adaptar tais preferências para suas comemorações. Mas ele parece estar disposto a continuar.