Topo

PSG comete dois pênaltis em 4 minutos, vence no sufoco e vira líder

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 19h19

O Paris Saint Germain viveu nesta sexta-feira dois momentos bem distintos: teve um primeiro tempo primoroso e uma segunda etapa catastrófica. Mesmo assim, conseguiu derrotar o Metz, por 3 a 2 e é o novo líder, mesmo que de forma provisória, do Campeonato Francês.

O jogo ficou dramático para o PSG quando, em apenas quatro minutos no 2° tempo, cometeu dois pênaltis e cedeu o empate. Mas Lavezzi salvou o time no final da partida.

O triunfo fez o PSG chegar aos 30 pontos, dois à frente do Olympique de Marselha, que ainda joga na rodada. Atual bicampeão, o pequeno drama na busca pela liderança no torneio nacional é novidade para o estelar elenco do time parisiense. Mau sinal para o clube, ótimo para o campeonato, que desde o investimento de xeques árabes no PSG vê um vazio de emoção na briga pela taça. 

Fases do jogo
Em 16 minutos, o PSG já havia aberto 2 a 0 no placar. Qualquer fio de esperança de que haveria uma zebra, ou ao menos um jogo disputado, parecia ter acabado aí.

No 2° tempo, o árbitro Fredy Fautrel errou ao anotar pênalti para o Metz, aos 3 minutos: Krivets fintou Rabiot e caiu, o juiz viu pênalti apesar da falta de contato. Maiga cobrou e diminuiu.  Mais três minutos e Van der Wiel colocou a mão na bola na área. Maiga foi para a cobrança de novo e marcou.

O PSG pareceu abalado pelo repentino empate e quase levou a virada. Até que, faltando menos de 10 minutos, a bola sobrou para Ibrahimovic na pequena área; o goleiro salvou, mas Lavezzi pegou o rebote de carrinho para dar a vitória ao PSG.

O melhor: Maiga
O Metz é apenas o 9° colocado no Francês e já perdia por 2 a 0 quando Maiga teve as chances de anotar de pênalti. Com a tranquilidade mostrada para bater ambos de forma idêntica e sem chances para o goleiro Sirigu, Maiga merece ser eleito o melhor, apesar da derrota, já que ninguém no PSG se destacou individualmente.

O pior: Van der Wiel
Apenas quatro minutos após um pênalti o lateral holandês colocou o braço na bola dentro da área. Faltou inteligência - e gingado para desviar.

Brasileiros
Thiago Silva e Marquinhos, titulares da zaga do PSG, tiveram atuação tranquila, já que o Metz mal chegou ao campo de ataque além dos lances de pênalti, nos quais não tiveram culpa; Thiago Motta fez parte do meio campo defensivo do PSG que segurou o Metz na primeira etapa - ele saiu no intervalo, antes dos gols do rival; por fim Maxwell, lateral esquerdo, cruzou a bola para o gol contra de Bussmann. 

Para lembrar
Lucas não atuou ainda em razão da lesão no pé direito que o tirou da última convocação da seleção brasileira. Ele ainda está em processo de recuperação da fratura, sentida na vitória do PSG sobre o Olympique de Marselha, por 2 a 0, há duas semanas. Já David Luiz ficou fora da partida por conta de uma virose.