Topo

David Luiz e Lucas brilham, PSG vence Evian e se recupera no Francês

Do UOL, em São Paulo

18/01/2015 12h50

Para um dos times que mais investe no futebol francês, o Paris Saint-Germain não faz uma grande campanha no campeonato nacional (é o terceiro colocado). Neste domingo, porém, se recuperou da derrota para o Bastia na última rodada ao vencer o modesto Evian, jogando no Parc des Princes, em Paris, por 4 a 2.

David Luiz apareceu muito bem ao marcar o gol de empate, em um momento em que o ímpeto do PSG começava a diminuir, e o jogo dava sinais de ficar complicado - o Evian vencia por 1 a 0. Viu sua equipe virar, mas ceder o empate. Coube ao argentino Pastore - com assistência de Lucas - decidir a partida, e deixar o clube com 42 pontos, atrás do líder Lyon.

O Evian permanece da zona do rebaixamento. Com 20 pontos, ocupa a 18ª colocação.

Fases do jogo: O jogo começou mal para o PSG. Logo aos 14 minutos, Cedric Barbosa bateu de primeira, de fora da área, e pegou muito bem na bola. Sirigu não alcançou, e o Evian abriu o placar em Paris.

Repleto de estrelas, o clube parisiense fez a sua obrigação: pressionar o adversário. Aos poucos, tomou o controle do jogo, com ajuda do brasileiro David Luiz: de cabeça, o zagueiro empatou a partida.

O Evian não conseguiu mais se segurar, e levou a virada: em bate e rebate, o italiano Verratti mandou para o fundo das redes. No intervalo, os donos da casa saíram em vantagem.

Na volta para o segundo tempo, com a missão de administrar o resultado, o PSG falhou feio. Wan der Wiel marcou um bonito gol de cabeça - contra - e empatou para o Evian.

Se David Luiz tinha aparecido bem no primeiro tempo, foi a vez de Lucas dar a sua contribuição. Aos 30 minutos do segundo tempo, fez uma boa jogada apela direita e tocou na medida para Pastore, que recolocou o PSG em vantagem. Depois do gol, o Evian desanimou de vez. Antes do apito final, em contragolpe, o uruguaio Cavani marcou o quarto.

O melhor: David Luiz (PSG) – Voluntarioso como sempre, deflagrou a virada do PSG. Subiu ao ataque e marcou de cabeça o gol de empate, em um momento no qual sua equipe tinha dificuldades para furar a defesa adversária. Na defesa, foi seguro, e levou a melhor em quase todas as disputas das quais participou.

O pior: van der Wiel (PSG) – Assim como David, também marcou de cabeça. O seu, porém, foi contra, e entregou de bandeja o empate para o Evian quando sua equipe vencia por 2 a 1.

Chave do jogo: Bola parada. Mesmo dominando o jogo, o PSG tinha dificuldades para vencer a defesa do Evian. A virada aconteceu em dois lances de bola parada: no primeiro, um gol de cabeça; no segundo, um bate-rebate na área, que sobrou para Verratti. O empate do Evian também seguiu o script.

Toque dos técnicos: Blanc não escalou todos os seus titulares: deixou Cavani no banco. A escolha foi displinar; o treinador está irritado com o uruguaio, que se atrasou para apresentar-se ao time após o ano novo. Com a decisão, viu sua equipe ter algumas dificuldades para criar as jogadas com no ataque. O Evian tentou aproveitar; marcou primeiro, e depois seguiu as orientações do técnico Pascal Dupraz para recuar. Não conseguiu se segurar, e acabou levando a virada. Ganhou um empate de presente com o gol contra de van der Wiel, mas não teve jeito: levou o terceiro, o quarto e saiu de Paris derrotado.