Topo

Com seis brasileiros em campo, PSG depende de Ibra para vencer

Do UOL, em São Paulo

25/01/2015 19h55

O Paris Saint-Germain, apesar do imenso investimento, parece ter cada vez mais problemas para praticar um bom futebol. Foi o que aconteceu novamente neste domingo, no Campeonato Francês. E, apesar da fraca atuação, o PSG conseguiu vencer o Saint-Étienne por 1 a 0 – gol do sueco Zlatan Ibrahimovic, de pênalti.

A equipe treinada pelo ex-zagueiro Laurent Blanc teve seis brasileiros em campo: toda a linha de defesa, formada por Marquinhos, David Luiz, Thiago Silva e Maxwell, além do meia-atacante Lucas e do volante Thiago Motta, naturalizado italiano. Entre eles, a melhor atuação foi de Marquinhos, improvisado e aprovado como lateral direito.

Com a vitória, o PSG manteve a perseguição ao líder Olympique de Marselha, do técnico argentino Marcelo Bielsa, e chegou a 44 pontos, quatro atrás do líder. A equipe de Paris é a 3ª colocada no campeonato nacional.

Fases do jogo

Não foi uma grande partida, principalmente no primeiro tempo. Naturalmente, o Saint-Étienne começou a partida em postura defensiva, esperando as ações do adversário. Essa falta de iniciativa resultou num jogo sem emoções nos primeiros 45 minutos, porque o PSG não soube articular jogadas e criar oportunidades.

Laurent Blanc armou o meio de campo com três volantes e a linha de zaga com dois laterais defensivos. Dessa forma, não viu o PSG criar nem pelas laterais, nem pelo meio de campo. Além de Marquinhos e Maxwell, dividiram o meio de campo os volantes Marco Verratti, Blaise Matuide e Thiago Motta.

No primeiro tempo a grande alternativa foi o brasileiro Marquinhos, pela direita. Sem grande técnica – porque é zagueiro – ele mostrou em investidas ofensivas que poderia deixar a marcação para trás apenas com sua velocidade.

As grandes esperanças do PSG foram depositadas em Zlatan Ibrahimovic. Quando o sueco pegou na bola, tentou definir. Sempre com alguma qualidade, mas não suficiente para abrir o placar.

Lucas também tentou, pela direita, criar oportunidades e até arriscar finalizações. Também não conseguiu, no entanto.

Na segunda etapa, o PSG viu o adversário atacar com alguma qualidade e levar perigo ao gol. Minutos depois, Ibrahimovic quase conseguiu marcar após receber passe de Verratti. No lance seguinte, a arbitragem marcou pênalti por bola na mão na área do Saint-Étienne. O sueco cobrou e fez.

A outra boa chance do PSG no jogo foi com o uruguaio Edinson Cavani, que jogou como ponta esquerda. Lançado na entrada da área, ele finalizou encobrindo o zagueiro adversário, mas viu a bola bater no travessão.