Topo

Em sua melhor temporada na França, Lucas marca na despedida de Ibrahimovic

Do UOL, em São Paulo

14/05/2016 17h52

Lucas marcou o segundo gol do Paris Saint-Germain na goleada por 4 a 0 sobre o Nantes na partida que encerrou a participação da equipe no Campeonato Francês. Mais uma vez o time da capital francesa venceu a competição com facilidade, confirmando o título na 30ª rodada.

O meia brasileiro pôde comemorar mais um título e algum progresso na carreira. Contratado em 2012 como promessa de se tornar um dos melhores do mundo, ele não explodiu como previsto. O meia chegou ao time após um investidor assumir o PSG e a expectativa era que a equipe se tornasse um novo Chelsea. Estrelas como Ibrahimovic, Lavezzi, Cavani e Thiago Silva foram contratadas.

A Liga dos Campeões era um objetivo e o cenário ideal para Lucas brilhar. Mas o desempenho do atleta que custou R$ 108,3 milhões não foi o esperado. Ele passou muito tempo no banco de reservas e foi mais um coadjuvante. Nesta temporada não é possível afirmar que ocorreu uma volta por cima, mas ao menos houve uma conquista de espaço.

Ele atuou em 35 partidas, um avanço sobre as 29 aparições no Campeonato Francês de 2014/15. O número de gols também aumentou e Lucas balançou a rede nove vezes - diante de sete na temporada anterior. 

O atleta ainda superou a marca de 100 partidas com a camisa do PSG e está junto a outros seis brasileiros, incluindo Raí, Ricardo Gomes e Valdo. O desempenho fez o jogador figurar na lista de pré-selecionados por Dunga para a Copa América. No final, acabou fora do grupo que vai aos Estados Unidos.

O time de Lucas foi tão superior que a diferença do segundo colocado para a zona de rebaixamento é de 28 pontos, inferior a distância de 31 pontos para o líder do Campeonato Francês. Boa parte da vantagem se deve ao sueco Ibrahimovic que foi artilheiro da competição com 38 gols e se tornou o atleta que mais balançou as redes pelo clube na história.

Ele ainda tem um jogo que é a decisão da Copa da França no Stade de France. A final é contra o Olympiqye no próximo sábado. Deve ser a última partida do atacante pelo Paris Saint-Germain e o nome dele foi vinculado ao Manchester United, Los Angeles Galaxy e outros clubes. Em entrevista ao site Goal.com, Ibrahimovic afirmou que está conversando com todo mundo.