Topo

PSG vence Lille com golaço de falta e festa antecipada de Neymar

Thiago Mendes é marcado por Daniel Alves em duelo de Lille e PSG pelo Francês - REUTERS - REUTERS
Imagem: REUTERS

Do UOL, em São Paulo

03/02/2018 15h50

Este sábado (3) foi dia de festa para o Paris Saint-Germain, que venceu o Lille por 3 a 0 fora de casa com gols de Berchiche, Neymar e Lo Celso. O brasileiro não teve atuação tão destacada, mas fez belíssimo gol de falta para chegar a 350 bolas na rede na carreira e 'antecipar a festa' de seu aniversário de 26 anos.

Isolado na liderança, o PSG mantém vantagem de 11 pontos de frente para o segundo colocado Olympique de Marselha (62 sobre 51). Neymar, Cavani e cia. agora voltam as atenções ao Sochaux, rival desta terça-feira (6) pelas oitavas de final da Copa da França. Já o Lille, que tem 25 pontos na luta contra o descenso, encara o Nantes na próxima rodada do Nacional, no próximo domingo (11).

Parabéns para você: Neymar chega aos 350 gols com falta no ângulo

Neymar comemora gol - CHARLES PLATIAU - CHARLES PLATIAU
Imagem: CHARLES PLATIAU

O craque completará 26 anos nesta segunda-feira (5) em alto estilo: chegou aos 350 gols na carreira e pôde antecipar a festa com um golaço de falta. Ele quase tinha aberto o placar aos 8 minutos, com chute que tirou tinta da trave direita, mas depois sua atuação caiu. Seu melhor lance tinha sido uma sequência de dribles bem ao seu estilo, mas o chute acabou espalmado por Maignan. Quando parecia que o brasileiro ficaria devendo, aos 31 do segundo tempo ele bateu uma falta indefensável e ampliou o placar.

PSG corre riscos, insiste e sai na frente

PSG comemora primeiro gol sobre o Lille - REUTERS - REUTERS
Imagem: REUTERS

Ao contrário da maioria dos duelos pelo Francês, desta vez o Paris não conseguiu impôr seu jogo. Não é que tenha jogado mal, mas encontrou no Lille um adversário à altura: assim como prevalecia sobre a defesa adversária, também corria riscos na defesa. O trio de ataque do PSG combinou para bons lances, e o gol saiu pouco antes do intervalo, em uma sobra de bola que Berchiche emendou de primeira. O segundo tempo foi morno, com o ritmo mais lento e poucas chances.

Lille incomoda, mas peca nas finalizações

Foi honrosa a personalidade do time da casa, que incomodou desde o início e encarou o PSG de frente. Exemplo desta postura foi a caneta de Mendyl em Di María aos dez minutos. Pouco depois o marroquino apareceu sozinho nas costas da zaga e obrigou Aréola a fazer boa defesa. Foi o única defesa do goleiro do Paris antes do intervalo, pois os chutes anteriores tinham ido para fora.

Cavani perde gol feito em contra-ataque

Cavani se esforça para alcançar bola - DENIS CHARLET - DENIS CHARLET
Imagem: DENIS CHARLET

O Paris Saint-Germain escapou em contragolpe que deveria ser fatal aos 38 do primeiro tempo, mas Cavani errou por muito a finalização. O centroavante não viu ou preferiu não servir Neymar, que entrava completamente sozinho no lado oposto da área. Na reta final do jogo, o uruguaio chegou a ajeitar a bola para bater uma falta na entrada da área, mas cedeu a bola ao brasileiro, que mandou no ângulo e fez 2 a 0.

Pintura de Lo Celso fecha o placar

O argentino encerrou a vitória do PSG no melhor estilo: recebeu na entrada da área, aproveitou a marcação frouxa e deu um toque sutil para encobrir o goleiro e fazer o terceiro dos visitantes.

Thiago Mendes tem atuação segura

O volante ex-tricolor foi o único brasileiro titular pelo Lille (Luiz Araujo e Thiago Maia entraram no segundo tempo). Um dos lances característicos da boa atuação foi um contragolpe puxado pelo meio que rendeu falta perigosa para o time mandante — Aréola faria defesa importante na cobrança.

Ficha Técnica

Lille 0 x 3 Paris Saint-Germain

Data: 3 de fevereiro de 2018
Local: Estádio Pierre-Mauroy, Villeneuve d'Ascq (FRA)
Hora: 14h00 (de Brasília)
Árbitro: Johan Hamel
Assistentes: Yannick Boutry e Tugdual Philippe
Cartões Amarelos: Júnior Alonso (Lille); Verratti (PSG)
Cartão Vermelho: não houve
Gol: Berchiche aos 45 minutos do primeiro tempo; Neymar aos 31' e Lo Celso aos 42 minutos do segundo tempo.

Lille: Maignan; Dabila, Junior Alonso, Edgar Ié, Ballo-Touré; Amadou, Bissouma (Thiago Maia); El Ghazi, Thiago Mendes, Mendyl (Pépé); Ponce (Luiz Araújo). Treinador: Christophe Galtier.

PSG: Areola; Dani Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Berchiche; Lo Celso, Verratti (Nkunku) e Pastore (Lass Diarra); Di Maria (Meunier), Cavani e Neymar. Treinador: Unai Emery.