Topo

Neymar marca em 9min e PSG estreia com vitória no Francês

Do UOL, em São Paulo

12/08/2018 17h52

Neymar demorou menos de dez minutos para balançar as redes em seu primeiro jogo como titular do PSG na temporada, marcando o primeiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Caen, na estreia do clube do Campeonato Francês, neste domingo, no Parc  des  Princes. Rabiot e Weah completaram o placar, garantindo o resultado tranquilo contra uma equipe nitidamente inferior.

O camisa 10 não começava uma partida pelo time parisiense desde fevereiro deste ano, quando fraturou o quinto metatarso do pé direito, em clássico contra o Olympique de Marselha. Ele foi reserva na vitória da Supercopa da França, na última semana, e entrou faltando 15 minutos para terminar o jogo. Neste domingo, o brasileiro teve companhia de Thiago Silva e Marquinhos, que tiveram atuação segura na defesa, entre os 11 iniciais.

O PSG atuou com vários desfalques: Cavani e Mbappé foram os principais. A equipe comandada por Thomas Tuchel utilizou diversos jovens das categorias de base. O principal astro que fez companhia a Neymar no ataque foi o argentino Angel Di Maria.

Quem foi bem: Neymar e Di Maria (PSG).

Principais astros ofensivos em campo, o brasileiro e o argentino não decepcionaram. Foram eles que articularam as principais jogadas de ataque, com o camisa 10 marcando o primeiro gol e o camisa 11 puxando o contragolpe que resultou no segundo. Com o 2 a 0 ainda na primeira etapa, o PSG voltou do intervalo com o resultado praticamente assegurado, mas ainda marcou o terceiro.

Quem foi mal: Samba (Caen).

O Caen começou a partida impondo dificuldades ao PSG com uma dura marcação. Tudo indicava que o atual campeão francês iria encontrar problemas, mas o goleirão Samba falhou na saída de bola aos oito minutos, deixando caminho livre para que Nkunku lançasse Neymar e o brasileiro abrisse o placar sem grandes dificuldades. Na segunda etapa, tentou driblar Weah na pequena área, perdeu a bola e deu de presente o terceiro.

Estreia em grande estilo

A partida marcou a estreia de Gianluigi Buffon no Campeonato Francês. O veterano goleiro foi ovacionado pela torcida a cada toque na bola, e mostrou a habitual segurança quando exigido, com uma importante defesa na primeira etapa.

Neymar de bem com a torcida

Além de fazer festa para Buffon, a torcida parisiense mostrou estar de bem com Neymar. O brasileiro teve seu gol muito festejado, e o nome gritado pela torcida no Parc des Princes. Foram quase seis meses sem vestir a camisa do clube desde a lesão em fevereiro.

Todos os gols surgiram de falhas do Caen

Os dois gols do PSG na primeira etapa surgiram de falhas da defesa do Caen. No primeiro, o goleiro Samba errou a saída de bola, deixando Nkunku livre para lançar Neymar. No segundo, novo erro de passe, com Rabiot encontrando Di Maria livre no contragolpe; o argentino devolveu o passe para o mesmo Rabiot, que empurrou para as redes. O terceiro do PSG, já no final da partida, foi a pior das falhas: Samba tentou driblar Timothy Weah dentro da própria pequena área, e acabou desarmado.

Susto na volta do intervalo

O PSG por pouco não tomou um gol logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Diarra fez falta em Ninga na entrada da área, e Peeters bateu com categoria, quase perfeição. A bola explodiu na trave de Buffon, que sequer teve tempo de pular na bola, mas não entrou.

Homenagem

De saída para a Roma, Javier Pastore, que repassou a camisa 10 a Neymar, foi homenageado no intervalo da partida. O argentino, que tem 265 partidas oficiais pelo PSG, recebeu um troféu no centro do gramado das mãos do presidente Nasser Al-Khelaifi.

FICHA TÉCNICA:

PSG X CAEN 

Local: Parc des Princes, em Paris (França)
Data e horário: 12 de agosto de 2018, domingo, às 16h (de Brasília)
Gols: Neymar (9'/1ºT), Rabiot (34'/1ºT) e Weah (43'/2ºT)

PSG: Gianluigi Buffon, Dagba, Thiago Silva, Marquinhos e Nsoki; Diarra, Rabiot e Bernede; Nkunku, Neymar (Weah) e Di María (Draxler). Treinador: Thomas Tuchel

Caen: Samba, Armougom, Genevois, Djiku e Mbengue (Imorou); Oniangué, Fajr e Peeters; Ninga, Tcholounté e Deminguet (Crivelli). Treinador: Fabien Mercadal