Gaúcho 2013

Regulamento

O Campeonato Gaúcho de 2013 será disputado em três fases: a Taça Piratini, a Taça Farroupilha e a final.

Taça Piratini

Nas duas primeiras fases, os 16 clubes estão divididos em dois grupos. Na Taça Piratini, cada time enfrenta os rivais do outro grupo, em um turno. Os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para a segunda fase, quartas de final. Em caso de empate em número de pontos, o desempate é feito pelos seguintes critérios, nesta ordem:

- número de vitórias;

- saldo de gols simples;

- número de gols a favor;

- vencedor do último confronto direto (quando o empate ocorrer entre duas equipes);

- menor número de cartões vermelhos;

- menor número de cartões amarelos;

- sorteio

Nas fases subsequentes (quartas de final, semifinal e final), as equipes se enfrentam em jogo único, até ser conhecido o campeão da Taça.

Taça Farroupilha

Na Taça Farroupilha os times se enfrentam dentro de sua própria chave, em um turno. Os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para a segunda fase, quartas de final.

Nas fases subsequentes (quartas de final, semifinal e final), as equipes se enfrentam em jogo único, até ser conhecido o campeão da Taça.

Final

As equipes vencedoras da Taça Piratini e da Taça Farroupilha fazem, em dois jogos, a decisão do Campeonato Gaúcho. Na hipótese de que o vencedor do 1º Turno e do 2º Turno seja a mesma equipe, esta será declarada Campeã Gaúcha de 2013.

Rebaixamento

As três últimas equipes na classificação geral do campeonato serão rebaixadas à segunda divisão do Campeonato Gaúcho 2014.

UOL Cursos Online

Todos os cursos