Topo

Gaúcho - 2019

Cruzeiro-RS perde seis pontos e Grêmio entra na zona de classificação no Gauchão

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

10/02/2012 12h43

A Federação Gaúcha de Futebol [FGF] recebeu na última quinta-feira a comunicação oficial do Tribunal de Justiça Desportiva [TJD/RS] que o Cruzeiro-RS perdeu seis pontos devido à escalação irregular do atacante Jô na estreia no Campeonato Gaúcho. Com a decisão, o clube de Porto Alegre, que tinha 11 pontos e ocupava a 3ª colocação do grupo 2 do Gauchão, passou a ser o último com cinco pontos.

O Grêmio, com 10, subiu para a quarta colocação e ingressou na zona dos classificados para a segunda fase. A decisão do TJD/RS cabe recurso no Pleno do Tribunal e, posteriormente, no STJD, se for mantida a pena na segunda instância.

"Não fomos comunicados, mas sabemos da decisão, que inclusive já foi publicada. Entendo que a FGF não deveria ter publicado a decisão, pois ainda temos dois recursos. Vamos recorrer", afirmou o presidente do Cruzeiro-RS, Dirceu Castro.

Jô foi um dos principais destaques do clube gaúcho na última temporada e acabou emprestado para o Inter. O atacante foi pouco aproveitado no estádio Beira-Rio e se transferiu para o Vila Nova-GO. Posteriormente, foi cedido ao Luverdense-MT. No julgamento, os seis auditores do TJD/RS consideraram que o jogador estreou pelo Cruzeiro-RS com o contrato em vigor com a agremiação de Mato Grosso, o que não é permitido e passível de punição.

Mesmo invicto no Campeonato Gaúcho, sem esperar pelo julgamento do recurso e sem divulgar a decisão no site oficial, administrativamente a FGF retirou os pontos do clube de Porto Alegre da tabela. No final de semana, o Cruzeiro-RS enfrenta o Universidade, no estádio Estrelão, sábado, às 17h. Já o Grêmio recebe o Santa Cruz, às 21h, no estádio Olímpico.