Topo

Expulso aos 2 minutos quando jogador, Luxemburgo vive primeiro Gre-Nal como técnico

Vanderlei Luxemburgo só teve uma chance como jogador no Gre-Nal e acabou expulso - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Vanderlei Luxemburgo só teve uma chance como jogador no Gre-Nal e acabou expulso Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2012 09h26

Vanderlei Luxemburgo disputa, neste domingo, seu primeiro Gre-Nal como treinador. O renomado técnico jamais havia passado pelo Rio Grande do Sul até assumir o Grêmio neste ano. Quando jogador, porém, Luxa defendeu o Inter, em 1978. Mas a experiência em clássicos durou apenas 2 minutos e acabou com um cartão vermelho.

"Eu queria repor a bola, e ele ficou na frente. Me empurrou e eu o empurrei", detalhou Luxemburgo sobre a jogada que o fez ser expulso com 2 minutos de jogo no clássico 237, disputado pelo Campeonato Brasileiro de 1978. "O juiz era de fora, para não perder o controle do jogo colocou logo nós dois para rua", brincou o atual técnico do Grêmio após a entrevista coletiva concedida na última sexta-feira.

O carioca José Assis de Aragão foi o responsável pela curta experiência de Vanderlei em um Gre-Nal como jogador. Ele e Eurico, do Grêmio, acabaram recebendo o vermelho logo de cara. A partida, curiosamente, acabou com vitória do time tricolor por 3 a 2. No outro ano, ele já não fazia mais parte do elenco do Inter, e não teve nova oportunidade de atuar.

"É um grande jogo. Diferente dos outros porque eu estou aqui. Quando eu disse para vocês [imprensa] que não iria para São Paulo ou para o Rio era exatamente para isso. Para entender, sentir, compreender as características, a tradição de jogos como este", disse Luxa.

Se a experiência é pouca ou nenhuma no clássico gaúcho, o mesmo não vale para outros do país e do mundo. Com passagens por inúmeros grandes clubes e pela seleção brasileira, duelos desta grandeza é que o não falta no currículo do treinador. E o retrospecto recente é muito positivo. Contando passagens por Atlético-MG e Flamengo, Luxa está invicto há 13 clássicos.

"Mas isso não adianta nada. Não faz diferença nenhuma. De que adiantaria eu ficar pensando que não perco há não sei quantos jogos e perder o próximo? Se perder o próximo isso tudo deixa de valer", minimizou.

O primeiro Gre-Nal de Luxemburgo como treinador também marca sua primeira final no Grêmio. O encontro deste domingo, às 16h, no Beira-Rio vale o título da Taça Farroupilha e o direito de disputar a final absoluta do Gauchão contra o Caxias.