Topo

Federação irá colocar gandulas "neutros" nas finais do Campeonato Gaúcho

Para evitar confusões nos últimos dois jogos finais, a FGF irá colocar gandulas da própria entidade - Nabor Goulart/Agência Freelancer
Para evitar confusões nos últimos dois jogos finais, a FGF irá colocar gandulas da própria entidade Imagem: Nabor Goulart/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2012 18h44

A Federação Gaúcha de Futebol estuda colocar gandulas da instituição nas duas partidas decisivas do estadual entre Internacional e Caxias. A alteração é motivada pelas confusões ocorridas no Gre-Nal, do último domingo, no estádio Beira-Rio, quando o técnico Vanderlei Luxemburgo se envolveu em uma discussão com um dos funcionários do Inter que tinha a tarefa de repor a bola para os jogadores.

“Tive uma conversa com o presidente Francisco Noveletto. Como estamos em um feriado, vamos esperar a quarta-feira para retomar o assunto e ver se usaremos o nosso quadro de gandulas", revelou o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol, Luiz Fernando Gomes Moreira, à Rádio Bandeirantes.

O regulamento do Campeonato Gaúcho determina que os maqueiros e os gandulas sejam de responsabilidade do clube mandante. Porém, o artigo 19 deixa em aberto a possibilidade que a FGF substitua os profissionais do clube pelos da FGF, a critério da entidade. Como consta nas normas da competição, a instituição não precisará de autorização dos clubes para fazer a mudança.

Sobre a confusão com o técnico Luxemburgo, Moreira evitou comentar o assunto, mas afirmou que a FGF orientou na última sexta-feira os árbitros do Gre-Nal para impedirem a "jogada ensaiada" do Inter com os gandulas e durante todo o jogo elas foram consideradas inválidas pelo árbitro Márcio Chagas. "Pedimos para eles coibir a reposição de bola com a mão no escanteio porque o gandula estaria invadindo o campo. Não concordamos e estamos tentando de toda a maneira terminar com esse tipo de coisa”, declarou Moreira.

Inter e Caxias irão definir o título do Campeonato Gaúcho em dois jogos a partir do próximo domingo, às 16h, no estádio Centenário. O jogo de volta está marcado para o dia 13 no estádio Beira-Rio.