Topo

Histórico de Gre-Nais no Gauchão mostra que enfrentar reservas não significa facilidades

Em 2012, Bolívar empatou o último jogo entre titulares do Grêmio e reservas do Inter - Neco Varella/Agência Freelance
Em 2012, Bolívar empatou o último jogo entre titulares do Grêmio e reservas do Inter Imagem: Neco Varella/Agência Freelance

Do UOL, em Porto Alegre

02/02/2013 06h08

O retrospecto dos times titulares contra equipes reservas ou mistas em Gre-Nais do Campeonato Gaúcho não é nem um pouco favorável. Entre os anos de 1994 até 2012, três confrontos e nenhuma equipe principal conseguiu superar os suplentes do arquirrival. Dois empates e uma vitória de um time misto do Grêmio contra os titulares do Inter em 1995. Pelas dificuldades históricas de bater os tradicionais adversários, o respeito é mútuo antes do primeiro clássico da temporada, independente dos 11 iniciais.

“Gre-Nal a responsabilidade é dos dois [clubes]. Independente de quem vai jogar é a tradição das camisas. Logicamente, atuando com o time que não é o titular sobra um pouco mais de responsabilidade para o Inter. Independente disso, temos que entrar, tentar fazer o nosso trabalho e tentar ser superior ao adversário”, declarou Dunga após o treino de sexta-feira.

DUNGA DESCARTA FAVORITISMO E GRÊMIO B TERÁ REFORÇOS PARA O GRE-NAL

O segundo jogo da “Era Dunga” como técnico do Internacional será um Gre-Nal e não contra o time titular comandado por Vanderlei Luxemburgo, mas contra uma equipe mista e sob o comando do auxiliar Roger Machado. Mesmo sem enfrentar os jogadores que estão focados na disputa da Libertadores, o treinador do Colorado prevê um jogo complicado em Erechim, onde ocorrerá o Clássico, no domingo. LEIA MAIS
O Grêmio confirmou na tarde desta sexta-feira que “reforços específicos” irão recompor o grupo que está em Ijuí se preparando para o Gre-Nal, de domingo, às 17h, no estádio Colosso da Lagoa. Alex Telles, Fernando e Bressan participaram do treino físico realizado pelo elenco principal no período da tarde no Olímpico e depois seguiram para Erechim. LEIA MAIS

Outros quatro clássicos reuniram times mistos e reservas. Em 1994, os suplentes do Inter superaram o segundo time do Grêmio por 4 a 1, no estádio Beira-Rio. No ano seguinte, a segunda equipe gremista, com alguns titulares, venceu os reservas do Inter por 2 a 0, no Olímpico. Em 97, empate entre os times formados por suplentes em 0 a 0. Há dois anos, no primeiro Gre-Nal disputado fora do país, os reservas do Grêmio venceram por 2 a 1 o "segundo quadro" do Colorado.

A última vez que um clássico parecido com o de domingo ocorreu foi em 2012. Na oportunidade, com o Inter envolvido na Libertadores, Dorival Júnior mandou a campo um time misto. Com o que tinha de melhor, o Grêmio saiu atrás, mas virou e viu Bolívar, hoje no Botafogo, igualar o placar aos 30 minutos do segundo tempo.

Com a derrota do tricolor gaúcho por 4 a 0 para o São Luiz, na última quinta-feira, o planejamento inicial de colocar um time formado somente por reservas foi alterado e o titular Fernando estará em campo no domingo, em Erechim. Mesmo com o resultado preocupante, os gremistas demonstram esperança de superar o que o adversário tem de melhor no clássico que será disputado no interior do Rio Grande do Sul.

CONFIRA OS CONFRONTOS ENTRE OS TIMES RESERVAS, MISTOS E TITULARES

17/12/1994 - Grêmio (reserva) 1 x 4 Internacional (reserva) - estádio Olímpico
28/06/1995 - Grêmio (misto) 2 x 0 Internacional (reserva) - estádio Olímpico
06/08/1995 - Internacional (titular) 1 X 1 Grêmio (misto) - estádio Beira-Rio
13/08/1995 - Grêmio (misto) 2 X 1 Internacional (titular) - estádio Olímpico
23/03/1997 - Grêmio (reserva) 0 X 0 Internacional (reserva) - estádio Olímpico
30/01/2011 - Grêmio (reserva) 2 X 1 Internacional (reserva) - estádio Atílio Paiva - Em Rivera-URU
05/02/2012 - Grêmio (titular) 2 X 2 Internacional (misto) - estádio Olímpico

“Apesar de perceber que os jogadores estão tristes por terem perdido [para o São Luiz], sinto um poder de indignação que os faz desejar recuperar no próximo jogo. Por felicidade, o próximo é um clássico. Estamos muitos confiantes e otimistas que faremos um grande jogo no domingo e vamos buscar a vitória”, afirmou o auxiliar Roger, que irá comandar a equipe tricolor.

O Grêmio treina na manhã deste sábado em Ijuí e no período da tarde viaja para Barão do Cotegipe, onde fica concentrado até horas antes do Gre-Nal. Já o Inter trabalho no CT do Parque Gigante a partir das 9h30 e depois inicia o deslocamento para Erechim. O clássico está marcado para as 17h, de domingo, no estádio Colosso da Lagoa.