Topo

Inter enfrenta Juventude em 'território inimigo' para ser tri do Gauchão

Meia D"Alessandro retorna a equipe depois de cumprir suspensão contra o Santa Cruz-PE - Alexandre Lops/AI Inter
Meia D'Alessandro retorna a equipe depois de cumprir suspensão contra o Santa Cruz-PE Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek e Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2013 06h02

O Internacional encara o Juventude, às 16h deste domingo, com mando de campo, mas em território inimigo. Com o aluguel do estádio Centenário, em Caxias do Sul, os comandados de Dunga jogarão justamente na cidade do adversário da decisão da Taça Farroupilha. Ainda assim, a motivação é grande: uma vitória simples fará o Colorado ser campeão gaúcho.

Um título que pode vir de forma antecipada, já que o Inter venceu a Taça Piratini – equivalente ao primeiro turno do Campeonato Gaúcho, e também com um quê de dejá vu. Em 2009, sob o comando de Tite, o Colorado também faturou o estadual sem uma grande decisão.

A presença em Caxias do Sul foi um ponto discutido nos corredores do Beira-Rio. Logo após eliminar o Veranópolis, o presidente Giovanni Luigi ouviu dentro do vestiário que seria melhor atuar fora da cidade do Juventude. Para evitar um clima adverso, a quebra do fator mando de campo e também para fugir de possível foguetório durante a madrugada.

Mas dias depois o Colorado desistiu da ideia e confirmou o jogo para o estádio Centenário. E Dunga chamou de invenção a cogitação que vazou de dentro de seu ambiente de trabalho.

“A gente nunca pesou em tirar o jogo de Caxias, outras pessoas inventaram e falaram. Desde o início estava programado para Caxias”, disse Dunga.

No campo, o Internacional não tem dúvidas ou invenções. D’Alessandro, ausente por suspensão contra o Santa Cruz-PE, volta naturalmente ao meio-campo. E todos os titulares que participaram do jogo pela Copa do Brasil não acusaram desgaste, mesmo com a maratona recente de viagens.

Assim, o dono da melhor campanha geral do Gauchão, do ataque mais positivo e dos dois artilheiros do certame – Diego Forlán e Leandro Damião, entra com força máxima na final do returno.

O Juventude obteve a classificação para a final da Taça Farroupilha eliminando o Grêmio, nos pênaltis, no último domingo, por 5 a 4. Embalado pela vitória sobre o arquirrival do Colorado, o clube da serra quer voltar a superar o Inter depois de seis jogos nas últimas três edições do estadual com derrotas. Ao todo, alvirrubro marcou 23 gols e sofreu três.

Para atingir a meta e forçar mais dois jogos para definir o campeão do Gauchão, o técnico Lisca não poderá contar com dois jogadores. O lateral Murilo, com dores musculares na coxa direita, e o meia Alan, suspenso, são desfalques para a decisão. Moisés será o substituto de Murilo, Robinho entra na vaga de Romano, que passa a ser suplente, e Bergson retorna no lugar de Alan.

Internacional x Juventude

Data: 05/05/2013 (domingo)
Horário: às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS) e PFC
Árbitro: Mário Chagas
Auxiliares: Altermir Hausmann e Júlio César Santos

Internacional
Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Diego Forlán e Leandro Damião
Técnico: Dunga

Juventude
Fernando; Moisés, Rafael Pereira, Diogo e Robinho; Fabrício, Jardel, Rogerinho e Diogo Oliveira; Bergson e Zulu.
Técnico: Lisca