Topo

Forlán quebra tabu de 71 anos e Inter volta a ter artilheiro estrangeiro

Uruguaio marcou 9 gols e reeditou feito de Villalba, goleador nos anos 1940 pelo Inter - Alexandre Lops/AI Inter
Uruguaio marcou 9 gols e reeditou feito de Villalba, goleador nos anos 1940 pelo Inter Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2013 06h02

Diego Forlán não marcou na final da Taça Farroupilha e último jogo do Campeonato Gaúcho, mas mesmo assim ficou no topo da lista de artilheiros do estadual. Com nove gols, o uruguaio quebrou um jejum de 71 anos dentro do Internacional. Desde 1941 o clube não tinha um goleador estrangeiro.

Antes de Forlán, o último artilheiro não-brasileiro do Inter no Gauchão foi Villalba. O argentino, que fazia parte do time apelidado de ‘Rolo Compressor’, foi goleador nas edições de 1941 e 1942.

Os gols no Campeonato Gaúcho foram frutos de uma boa fase de Forlán no Inter. Uma fase inédita. Depois de decepcionar em 2012, o uruguaio ganhou atenção especial de Dunga e do preparador físico Paulo Paixão. Além de fazer pré-temporada completa, ganhou doses de confiança a cada treino.

INTER ALFINETA GRÊMIO, DAMIÃO VIRA DÚVIDA E DUNGA ELOGIA VOLTA POR CIMA

A festa do Internacional pelo terceiro título seguido do Campeonato Gaúcho teve choro de D’Alessandro, abraço de Leandro Damião em seu pai, o ‘Seu Bigode’, e também uma alfinetada ao Grêmio. Em tom bem mais sutil do que em outros anos, o Colorado se aproveitou da ausência do arquirrival na final para valorizar sua atenção com o certame estadual. LEIA
No meio da festa pelo título antecipado do Campeonato Gaúcho, Leandro Damião deu uma notícia ruim. O centroavante saiu mais cedo do jogo contra o Juventude, com dores na coxa direita, e deve ficar parado por no mínimo 15 dias. O problema muscular praticamente veta a participação dele na partida de volta contra o Santa Cruz-PE, pela Copa do Brasil. LEIA
Das vaias e reclamações em dezembro aos sorrisos e abraços em maio. Dunga fez questão de lembrar que praticamente os mesmos jogadores do Internacional saíram do final de 2012 conturbado para o título antecipado do Campeonato Gaúcho. Uma lembrança que faz o treinador ganhar cada vez mais seus subordinados. LEIA

Forlán foi decisivo nos dois Gre-Nais disputados ainda na Taça Piratini. Também desequilibrou contra o Esportivo, na semifinal do primeiro turno. Mas na reta final da Taça Farroupilha parou de marcar. Nada que diminuisse a empolgação após o triunfo nos pênaltis, contra o Juventude.

“O time merecia, estou muito feliz. Ganhar os dois turnos e não ter a final é muito bom. O time mereceu ganhar este título”, disse Forlán ainda no gramado do estádio Centenário.

Com contrato até 2015, Forlán é titular absoluto do Inter ao lado de Leandro Damião. A dupla divide com D’Alessandro o papel de protagonista na equipe dirigida por Dunga.