Topo

Zagueiro-artilheiro brilha em vitória do Inter sub-23; Abel fica fora

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

22/01/2014 23h59

O Internacional sub-23 venceu o Novo Hamburgo na noite desta quarta-feira, por 2 a 1, no Estádio do Vale, com dois gols do zagueiro Jean. Desta vez, Abel Braga, com um problema no ciático, não esteve presente no local, mas observou os comandados de Clemer terem mais uma boa atuação e conquistarem a liderança do grupo A com seis pontos. Jonatas Beluzzo descontou para o Novo Hamburgo, que segue com três pontos e em terceiro do grupo B.

Internacional e Novo Hamburgo iniciaram a partida mostrando disposição e procurando o ataque incessantemente. Logo aos três minutos, Mazinho aproveitou rebote e chutou de fora da área, a bola bateu em Gladestony e obrigou Alisson a saltar para fazer a defesa.

Aos 13 minutos, Luís Henrique afastou uma bola dentro da área do Novo Hamburgo e deixou o pé para acertar Raphinha. O árbitro Luís Rocha entendeu como jogada normal e mandou a partida seguir. Depois de mais 16 minutos de um jogo bastante disputado, com algumas jogadas violentas, o Inter abriu o placar com Jean. Gladestony cobrou escanteio da direita de ataque e o zagueiro, sem marcação, cabeceou sem chances para Marcelo Pitol. Inter 1 a 0.

Atrás no placar, o Novo Hamburgo se lançou para o ataque, porém, o técnico Clemer adiantou a marcação do Internacional e dificultou a armação das jogadas ofensivas do adversário. Somente aos 42 o anilado voltou a levar perigo. Douglas recebeu cruzamento da direita de ataque e cabeceou, obrigando Alisson a fazer uma defesa no reflexo.

Dois minutos depois, Fred se antecipou ao goleiro colorado e cabeceou para fora. Aos 47, Cláudio Winck bateu falta da esquerda, Marcelo Pitol soltou e, após um bate e rebate dentro da pequena área, Jean empurrou para o fundo das redes. Inter 2 a 0.

Como no primeiro tempo, o Novo Hamburgo iniciou pressionando. Aos quatro minutos, Preto levantou da lateral direita, próximo à intermediária, e Douglas, dentro da área, cabeceou a direita de Alisson. Um minuto depois, Anderson Pico fez excelente lançamento dentro da grande área, Jonatas Beluzzo chutou por baixo das pernas de Alisson  e descontou. Inter 2 a 1.

Dois minutos depois, em um rápido contra-ataque do Novo Hamburgo, Pico recebeu passe na marca do pênalti e chutou, mas a bola saiu próxima ao poste superior do Inter. Aos nove, Aylon passou por dois marcadores e chutou forte, Pitol espalmou para a linha de fundo.

Após o gol, Clemer orientou os dois laterais a guardar a posição e conseguiu segurar o ímpeto do Novo Hamburgo. Aos 17, Reis bateu cruzado, mas a bola passou próxima ao poste direito de Pitol. Cinco minutos depois, Cláudio Winck arriscou pela direita de ataque e o goleiro do Novo Hamburgo espalmou pela linha de fundo.

O clube da região metropolitana chegou a marcar um gol aos 28 minutos, mas a arbitragem marcou impedimento, após cobrança de falta da intermediária. Mesmo vencendo, o Inter seguiu pressionando.Aos 40, Cláudio Winck subiu mais alto que os marcadores e cabeceou próximo ao poste direito de Pitol.

Três minutos depois, Bruno empurrou a bola para o fundo das redes, mas o árbitro Luís Rocha marcou impedimento. Aos 49, Jonatas Beluzzo bateu cruzado e a bola passou na frente da meta defendida por Alisson. Com o Novo Hamburgo sem efetividade, o Inter conquistou mais três pontos e agora soma 100% de aproveitamento em duas rodadas.

No domingo, os comandados de Clemer enfrentam o Passo Fundo, às 17h, no estádio Vermelhão da Serra. Já o Novo Hamburgo recebe no Estádio do Vale o São José, às 19h.

Polícia veta estádio e jogo em Rio Grande é adiado

A segunda rodada do Campeonato Gaúcho de futebol teve um jogo adiado nesta quarta-feira. A polícia de Rio Grande não liberou o estádio Aldo Dapuzzo e a partida será remarcada pela Federação Gaúcha de Futebol. A tendência é que ocorra no dia 12 de fevereiro, em local a ser definido.

Na abertura da rodada, o Caxias venceu o Aimoré, por 4 a 2, e assumiu a liderança do grupo B com quatro pontos. Jean, Wallacer, duas vezes, e Lucão marcaram para o time da Serra. Diego Torres fez os dois do clube de São Leopoldo. Em Ijuí, o Juventude venceu o São Luiz, por 1 a 0, com gol contra de Marcel. Com a segunda derrota, o técnico Beto Almeida acabou demitido. No estádio Boca do Lobo, o Pelotas empatou em 0 a 0 com Veranópolis.

Na quinta-feira, o Grêmio recebe o Lajeadense, às 19h30, na Arena, em Porto Alegre. Às 17h, o Cruzeiro enfrenta o São José, no Parque Lami, com os portões fechados, pois o clube não apresentou o plano de prevenção de incêndio e o local não foi liberado pelos bombeiros para receber público. Já o Passo Fundo recebe o Esportivo, às 19h, no estádio Vermelhão da Serra.

NOVO HAMBURGO 1 X 2 INTERNACIONAL

Data: 22/01/2014 (Quarta-feira)
Local: estádio do Vale, em Novo Hamburgo
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Leirson Peng Martins
Público: -
Renda: R$ -
Cartões amarelos: Luís Henrique, Rafael Mineiro, Anderson Pico, Jonatas Beluzzo e Luis Henrique (NHA) e Alex Santana, Jean, Raphinha, Aylon, Fernando Baiano, Murilo e Cláudio Winck (INT)
Gols: Jean, aos 29min e aos 47min do primeiro tempo; Jonatas Beluzzo, aos cinco do segundo tempo.

Novo Hamburgo
Marcelo Pitol; Rafael Mineiro (Magno), Fred, Luis Henrique e Peixoto; Alberto, Preto, Mazinho (Bruno) e Anderson Pico (Lucas Santos); Jonatas Belusso e Douglas
Técnico: Itamar Schulle.

Internacional
Alisson; Cláudio Winck, Jean, Thales, Raphinha; Rodrigo Dourado, Gladstone, Alex Nemetz (Alex Santana) e Reis; Fernando Baiano (Murilo) e Aylon (Ruan)
Técnico: Clemer