Topo

Atacantes observados por Enderson marcam e Grêmio B vence o Lajeadense

Do UOL, em Porto Alegre

23/01/2014 21h24

Num curto período de testes no time principal do Grêmio, Everton e Leandro Canhoto receberam elogios de Enderson Moreira. Nesta quinta-feira, pelo time B, eles justificaram apreço do treinador e marcaram na vitória do time de Porto Alegre sobre o Lajeadense, pela segunda rodada do Gauchão, na Arena. O 2 a 1 dá tranquilidade para o time principal, que estreia no próximo domingo.

"É um jogador que mostra muita qualidade. Rápido e capacitado para jogar pelas pontas", disse Enderson Moreira ainda na pré-temporada do time principal do Grêmio após um treinamento em que Everton esteve presente. O jovem atleta pode até suprir a carência de um atacante de velocidade como opção ao time de cima e evitar um novo investimento gremista no mercado. "O Canhoto tem qualidade e chuta forte", completou. Dos camarotes da Arena, o treinador do principal deve ter gostado do que viu.

Nesta quinta, eles foram armas ofensiva da equipe, que ainda contou com boas ações do lateral esquerdo Breno e do meia-atacante Luan. Todos serão opções no time principal a partir da entrada da equipe nas competições deste ano.

O time B do Grêmio começou bem. Com domínio absoluto das ações, a equipe trocou passes no campo do rival a maior parte do tempo e abusou da busca por jogadas aéreas utilizando o centroavante Everaldo. Sem sucesso, viu o Lajeadense crescer aos poucos.

Tanto que as primeiras chances mais claras de gol foram dos visitantes. Rennan Oliveira chutou de fora da área aos 32 minutos e obrigou Follmann a uma bela defesa. Em seguida, um cruzamento encontrou Gabriel e o jogador do Lajeadense acertou a trave.

Mas ao crescer ofensivamente, o Lajeadense deu espaço e as costas do lateral direito Márcio Gabriel logo foram aproveitadas. Breno entrou pelo flanco e cruzou rasteiro. De dentro da área, Everton colocou na rede abrindo o placar para o Grêmio aos 37. No final do jogo, o menino que permaneceu dois dias treinando com o time principal gremista na pré-temporada em Bento Gonçalves quase fez mais um. O goleiro Eduardo Martini evitou que o placar ficasse mais largo e garantiu diferença mínima ao fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, as chances de gol foram raras. O Lajeadense não conseguiu ser superior ao Grêmio, enquanto os meninos do Tricolor passaram a tentar administrar o jogo. Os goleiros viraram espectadores de um jogo morno.

O Lajeadense passou a abusar de lances de cruzamento. Gabriel Atz passou a ganhar repetidamente jogadas aéreas da defesa gremista. Perdeu duas chances, e na terceira venceu todos. Aos 31 o zagueiro cabeceou para a rede.

O empate deixou os meninos do Grêmio nervosos. Aos 33, uma saída de bola acabou nos pés de Japa. O atacante bateu forte e Follmann colocou para escanteio.

Mas perto do fim, Leandro Canhoto, que entrou no segundo tempo e teve boa atuação, encontrou Luan na área. O meia-atacante foi driblar e acabou derrubado por Oliveira. O zagueiro do Lajeadense recebeu cartão vermelho, o árbitro marcou pênalti, convertido por Canhoto. O time visitante tentou de toda forma, mas o resultado estava feito. Vitória dos meninos gremistas por 2 a 1.

No próximo domingo, o time principal do Grêmio estreia no Gauchão. O jogo será contra o Aimoré, na Arena. Porém, ainda não de forma definitiva. No próximo meio de semana, o time B volta a representar o clube na partida contra o Brasil de Pelotas, fora de casa.

GRÊMIO 2 X 1 LAJEADENSE

Data: 23/01/2014 (Quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Diego Almeida Real
Auxiliares: João Lúcio Monteiro e Elio Nepomuceno de Andrade Jr.
Público: 5.029 pessoas
Renda: R$ 82.347,00
Cartões amarelos: Rennan Oliveira (LAJ), Oliveira (LAJ); Guilherme Amorim (GRE), Jeferson (GRE), Rafael Thyere (GRE), Mateus Barbosa (GRE), Angelo (GRE)
Cartões vermelhos: Oliveira (LAJ)
Gols: Everton, do Grêmio, aos 37 minutos do primeiro tempo; Gabriel Ats, do Lajeadense, aos 31 do segundo tempo; Leandro Canhoto, do Grêmio, aos 39 do segundo tempo.

Grêmio
Follmann; Spessatto, Cleyton, Rafael Thyere e Breno; Guilherme Amorim, Moisés (Angelo), Jeferson (Mateus Barbosa), Everton e Luan; Everaldo (Canhoto).
Técnico: Marcelo Mabília

Lajeadense
Eduardo Martini; Márcio Gabriel; Oliveira, Gabriel Atz, Marcio Goiano; Rudiero, Everton, Mateus (João Felipe), Cléverson e Rennan Oliveira (Mikael); Japa (Héber).
Técnico: Fabiano Daitx