Topo

Brasil de Pelotas erra pênalti no último lance e Grêmio B escapa da derrota

Do UOL, em Porto Alegre

29/01/2014 23h54

Pênalti aos 49 minutos do segundo tempo. A torcida do Brasil de Pelotas festejou o que seria o 2 a 1 sobre o Grêmio. Mas, Rafael Forster isolou a bola e as chances da vitória do time da casa. Com isso, o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, pela quarta rodada do Gauchão empatou em 1 a 1 com o Grêmio em um jogo que o time da casa teve superioridade, empilhando chances desperdiçadas, como no último minuto.

Assim, o Brasil não tem mais 100% de aproveitamento no Estadual. Agora são 7 pontos conquistados no grupo 1. Já o Grêmio soma 7 e lidera o grupo 2 do torneio. 

No domingo, o time B gremista dá lugar ao principal, que assume o Campeonato Gaúcho. O adversário será o Juventude, em Caxias do Sul, às 17h. Já o Brasil de Pelotas recebe Passo Fundo às 18h também no domingo.

Mesmo com vitória no último jogo, o time B do Grêmio mudou sua formação. Ainda sem Canavésio, Mabília utilizou Cleylton na zaga. Mas as trocas mais fortes foram do meio para frente. Matheus Barbosa atuou ao lado de Guilherme Amorim e Moisés na marcação, enquanto Leandro Canhoto entrou mais para frente. Everton e Jeferson deixaram o time.

O Brasil de Pelotas foi muito superior no começo do jogo. Apoiado pela sempre fiel torcida 'Xavante' o time que volta a Série A do Gauchão após quatro anos envolveu os jovens da equipe B do Tricolor. Tanto que não demorou ao primeiro gol sair. Gustavo Papa aparou rebatida da defesa e bateu, a bola desviou em Cleylton e parou na rede: 1 a 0 para o time da casa.

O gol atrapalhou ainda mais os meninos do Grêmio. Sem conseguir construir uma jogada sequer, o time comandado por Marcelo Mabília quase levou o segundo aos 14 da etapa inicial, quando Washington se aproveitou de uma confusão na defesa gremista e chutou forte, mas para fora.

O Grêmio só foi emparelhar as forças aos 20 minutos. Foi quando o time de Porto Alegre passou a colocar a bola no chão e trocar mais passes. O jogo ficou igual, com chances esporádicas de parte a parte. A mais evidente aos 29, em um contra-ataque. Cleiton cruzou e Gustavo Papa cabeceou para fora.

Aos 35 minutos, o Brasil perdeu mais uma chance. Cleylton falhou dentro da área e a bola sobrou para Alex Amado, que bateu forte, mas a bola desviou e saiu para escanteio. Até o fim do primeiro tempo, foi o time da zona Sul do Estado que esteve mais perto do gol.

O Grêmio trocou para a segunda etapa. Everton entrou no lugar de Matheus Barbosa. Com isso, Canhoto foi recuado para o meio e o time ficou mais ofensivo. Só o que não mudou foi o domínio do Brasil. Aos 14, Gustavo Papa foi lançado dentro da área e venceu a defesa, mas colocou para fora.  Aos 21, Alex Amado, de dentro da área, também perdeu boa oportunidade.

O Brasil não fez, e acabou levando. Aos 25 minutos Luan foi lançado por Everaldo dentro da área e encobriu o goleiro Luiz Muller dando igualdade ao placar da partida. O gol animou o Grêmio, que passou a mandar no jogo. Aos 42, Follmann evitou gol do Brasil em cabeçada de Cirilo. Mas no último minuto de jogo, uma tabela dentro da área acabou em pênalti para o Brasil de Pelotas. Márcio Hahn foi derrubado por Guilherme Amorim. Mas Rafael Forster perdeu e a partida acabou com empate em 1 a 1.

BRASIL DE PELOTAS 1 X 1 GRÊMIO
 
Brasil de Pelotas
Luiz Müller; Wender, Fernando Cardozo, Cirilo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Túlio Souza (Márcio Hahn) e Cleiton; Alex Amado e Gustavo Papa (Nena).
Técnico: Rogério Zimmermann
 
Grêmio
Follmann; Spessatto, Cleylton, Rafael Thyere e Breno; Matheus Barbosa (Everton), Guilherme Amorim e Moisés (Jeferson); Luan, Everaldo e Leandro Canhoto (Felipe Ferreira).
Técnico: Marcelo Mabília

Data: 29/01/2014, quarta-feira
Local: estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Árbitro: Eleno Gonzalez Todeschini
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor e Edemar Lacerda Palmeiras
Cartões amarelos: Wender (BRA), Túlio Souza (BRA), Alex Amado (BRA), Washington (BRA); Guilherme Amorim (GRE), Spessatto (GRE), Felipe Ferreira (GRE)
Cartões vermelhos: Guilherme Amorim (GRE)
Gols: Gustavo Papa, do Brasil de Pelotas, aos 5 minutos do primeiro tempo; Luan, do Grêmio, aos 25 minutos do segundo tempo;