Topo

Inter goleia o Cruzeiro-RS e Rafael Moura manda torcida 'calar a boca'

Vaiado durante boa parte do jogo, Rafael Moura comemorou o gol do Inter pedindo "silêncio" para o torcedor - Vinícius Costa/ Agência Preview
Vaiado durante boa parte do jogo, Rafael Moura comemorou o gol do Inter pedindo "silêncio" para o torcedor Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

02/02/2014 21h31

O Internacional venceu o Cruzeiro-RS, por 4 a 1, e manteve os 100% de aproveitamento em cinco rodadas do Campeonato Gaúcho. Apesar de dominar a maior parte do jogo, a vitória do time titular na estreia ficou manchada pelas vaias da torcida para Rafael Moura e pelo sinal do centroavante pedindo por silêncio ao virar o jogo para o alvirrubro de Porto Alegre. Apesar do atrito, o jogador deixou o gramado no segundo tempo recebendo o apoio de grande parte da torcida presente neste domingo, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

Com a vitória, o Inter chegou a 15 pontos e tem a melhor campanha entre os 16 clubes do Gauchão. Já o Cruzeiro permanece com cinco pontos e ocupa a quinta posição.

O Cruzeiro iniciou a partida pressionando, mas rapidamente o Inter passou a trocar passes e procurar as laterais para atacar. Apesar de ter maior presença no campo adversário, a primeira oportunidade de gol surgiu somente aos 11 minutos. D’Alessandro cobrou escanteio curto pelo lado direito de ataque para Gilberto e recebeu passe do lateral. O argentino cruzou e Fabrício cabeceou fraco e Fábio fez tranquila defesa.

O clube de Cachoeirinha se defendia como podia e buscava rápidos contra-ataques para tentar surpreender Muriel, mas tinha dificuldade para criar oportunidades claras de gols. Aos 19 minutos, Gilberto foi à linha de fundo, cruzou para trás e D’Alessandro bateu forte, mas o goleiro Fábio, bem posicionado, espalmou para o lado direito.

Três minutos depois, Jorge Henrique aproveitou cruzamento de Aránguiz da direita de ataque e cabeceou no meio da meta, mais uma vez Fábio espalmou e evitou o gol. Aos 33 minutos, Léo Carioca cabeceou, após cruzamento da direita, e criou a primeira chance de gol para o Cruzeiro.

Porém, a insistência do Inter no ataque foi recompensada somente aos 45 minutos. Aránguiz cruzou da direita de ataque, Rafael Moura escorou de cabeça e D’Alessandro chutou para abrir o placar e marcar o seu 60º gol no clube gaúcho. Inter 1 a 0. Dois minutos depois, Alex arriscou da intermediária e a bola passou próxima ao poste esquerdo de Fábio.

Na segunda etapa, atrás no placar, o Cruzeiro partiu para cima do Internacional. Aos quatro minutos, Leandro Rodrigues bateu fraco, mas a bola foi em direção ao canto inferior direito de Muriel, que teve que saltar e espalmar para fora da área. Dois minutos depois, Reinaldo se antecipou a Willians e cabeceou no canto de Muriel, deixando tudo igual. Inter 1 a 1 Cruzeiro.

Jorge Henrique, aos oito, recebeu passe após excelente arrancada de Alex e bateu, mas a bola passou próximo ao poste superior de Fábio. Aos 13, Alex cruzou da esquerda de ataque, Rafael Moura chutou e colocou o Inter novamente na frente do placar.

Na comemoração, o jogador, que vinha sendo vaiado pela torcida em Novo Hamburgo, levou o dedo à boca como quem sinalizava para o torcedor ficar quieto. D’Alessandro imediatamente abraçou o centroavante e impediu que Moura seguisse pedindo “silêncio”. Na sequência, o atacante aplaudiu o torcedor e a vaia diminuiu.

Aos 20 minutos, Fabrício cruzou da esquerda de ataque e Gilberto cabeceou sem chances para Fábio. Inter 3 a 0. Na parada técnica para a hidratação, parte da torcida do Inter passou a gritar “Moura”, que devolveu saudando o torcedor. Outra parte vaiou o jogador. Aos 29, D’Alessandro passou para Aránguiz, o chileno bateu de primeira e o goleiro Fábio espalmou.

Rafael Moura foi substituído por Welington Paulista aos 34 e deixou o gramado sob aplausos do torcedor do Inter. O centroavante saiu de campo fazendo sinal de positivo para o torcedor. Após insistir no ataque, Fabrício ampliou aos 44, após cobrança de escanteio do lado direito de ataque de Alex. O lateral se antecipou a marcação e cabeceou para o fundo das redes. Inter, invicto, 4 a 1.

Na próxima quarta-feira, o Inter vai ao estádio Boca do Lobo enfrentar o Pelotas, às 22h. O Cruzeiro recebe o Esportivo, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.

INTERNACIONAL 4 x 1 CRUZEIRO-RS

Internacional
Muriel: Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex; Jorge Henrique (Otávio), Rafael Moura (Wellington Paulista) e D'Alessandro.
Técnico: Abel Braga

Cruzeiro-RS
Fábio; Thiago Matos (Mateus), Carlão, Leo Carioca e Jeanderson; Reinaldo (Claudinho), Vanderson, Júlio Abu e Thiago Corrêa (Henrique); Leandro Rodrigues e Paulo Sérgio.
Técnico: Luís Antônio Zaluar.

Data: 02/02/2014 (domingo)
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo(RS)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: Maurício Coelha Silva Penna e Alexandre Antônio Kleiniche
Público: -
Renda: R$
 Cartões amarelos:  Paulinho, Reinaldo (CRU)
Gols: D’Alessandro, 45 minutos do primeiro tempo. Leandro Rodrigues, aos seis do segundo tempo, Rafael Moura, aos 13 minutos, Gilberto, aos 20 minutos, e Fabrício, aos 44 minutos, do segundo tempo.