Topo

Jovens 'acordam' o time, Grêmio supera vaias e vence o Veranópolis

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2014 21h25

A experiência não resolveu, a juventude sim. Após um primeiro tempo ruim com o time titular e vaias da torcida. Luan e Jean Deretti saíram do banco para mudar a partida e garantir a vitória gremista contra o Veranópolis por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena, pela sexta rodada do Gauchão. O gol foi de Barcos, mas os meninos alteraram a cara de uma equipe que já irritava os presentes.

Deretti entrou no intervalo no lugar de Maxi Rodríguez, Luan aos 13 do segundo tempo na vaga de Kleber Gladiador, e o quadro de reclamações deu lugar a aplausos. Os garotos, ambos de 20 anos, deram a velocidade que faltava e a partir daí reconquistaram a torcida.

O Grêmio chegou aos 11 pontos e segue na liderança do grupo 2 do Gauchão. O próximo compromisso será diante do Inter, no domingo, às 19h30. Enquanto o Veranópolis perdeu a invencibilidade no torneio, segue com 9 pontos no grupo 1 e terá pela frente o São Paulo-RS na próxima rodada.

Grêmio e Veranópolis fizeram um jogo pouco interessante nos primeiros minutos. Sem chances claras de gol, erros repetidos de parte a parte deixaram a partida morna. A principal oportunidade do time da casa veio com um chute de fora da área de Pará, que parou nas mãos do goleiro Rodrigo Rocha.

Aos 29 minutos, um cruzamento de Zé Roberto foi aparado de cabeça por Rhodolfo, mas passou para fora. O Grêmio passou a mandar na partida. Enquanto o Veranópolis optou por uma postura exclusivamente defensiva, com raros contra-ataques. A principal oportunidade do VEC foi uma cobrança de falta de Bruno Coutinho que passou muito perto da meta defendida por Marcelo Grohe, aos 32.

No minuto seguinte Maxi Rodríguez bateu uma falta rapidamente e Barcos cabeceou livre de dentro da área, mas o goleiro Rodrigo Rocha defendeu. Mas o Grêmio criou pouco. O mesmo problema apresentado diante do Juventude no primeiro tempo da última rodada atrapalhou os comandados de Enderson Moreira. Tanto que aos 39, foi o zagueiro Rhodolfo que precisou chegar ao ataque para tentar o gol.

Foi pouco e desagradou os presentes. E no apito final do árbitro, o time conheceu as primeiras vaias de 2014. "Estamos deixando a desejar. Mas time que quer ser campeão gaúcho e da Libertadores tem que vibrar mais. Não adianta só nos matarmos atrás. Tem que se esforçar um pouquinho mais", reclamou Rhodolfo.

Para tentar melhorar o rendimento da equipe, Enderson fez a mesma alteração do duelo contra o Juventude. Jean Deretti entrou no lugar de Maxi Rodríguez. Mas pouco mudou no rendimento da equipe. Nos primeiros 10 minutos da etapa final, nenhuma chegada gremista e só as vaias cresceram.

Antes dos 15, Enderson tentou mais uma cartada. Sacou Kleber Gladiador e colocou Luan, destaque do time Sub-20 que recebeu a primeira oportunidade entre os atletas do principal. Nos primeiros toques na bola, ele lançou certo para Pará e Zé Roberto, mas ambas jogadas não resultaram em gol. Aos 25 minutos, Zé enfiou para Deretti, que de cabeça quase marcou. A dupla de jovens 'casou' e o time cresceu.

Aos 30 minutos, Deretti enfiou para Luan. Cara a cara com o goleiro, ele driblou duas vezes e ficou sem ângulo. Tentou rolar para Riveros, mas o paraguaio também não conseguiu. Após rebote, saiu da área e sofreu falta. Na cobrança, um minuto mais tarde, o lançamento encontrou Rhodolfo, que escorou para Barcos marcar: 1 a 0.

O Grêmio parecia outro. Com Luan e Deretti na armação, jogadas de flanco surgiram em profusão. Mas não houve nova movimentação no placar. Luan caiu nas graças da torcida, eleito imediatamente como novo 'xodó' dos gremistas. Deretti se fortaleceu, já que tinha sido importante no último domingo contra o Juventude. E Enderson Moreira ganhou dúvidas no time para o Gre-Nal do próximo domingo.

GRÊMIO 1 X 0 VERANÓPOLIS

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Rhdolfo, Bressan e Wendell; Edinho (Riveros), Ramiro, Maxi  (Jean Deretti)  e Zé Roberto; Kleber (Luan) e Barcos.
Técnico: Enderson Moreira
 
VERANÓPOLIS
Rodrigo Rocha; Fininho (Gaspareto), Léo Dagostini, Douglas e Romano; Marcos Rogério (Juninho), Glauber, Eduardinho e Bruno Coutinho (Soares); Lê e Juba
Técnico: Julinho Camargo

Data: 05/02/2014, quarta-feira
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Fabrício Neves Correa
Assistentes: José Franco Filho e José Eduardo Calza
Público: 7.283 presentes
Renda: R$ 156.767,00
Cartões amarelos: Marcos Rogério (VEC), Léo Dagostini (VEC);  Rhodolfo (GRE)
Gols: Barcos, do Grêmio, aos 31 minutos do segundo tempo;