Topo

Defesas falham, Grêmio busca empate e tira 100% do Inter na temporada

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/02/2014 21h28

O Gre-Nal 399 não teve vencedor. O Inter saiu na frente com Fabrício, em falha de Pará. O Grêmio empatou com gol de Barcos, falha de Paulão que cometeu pênalti. E pela sétima rodada do Gauchão, neste domingo, na Arena, o placar ficou em 1 a 1. Resultado que frustrou os 100% do time vermelho no ano e pouco influenciará na estreia azul pela Libertadores.

O time visitante chegou a 19 pontos e manteve a liderança do grupo 1 do Gauchão. Enquanto isso, o Grêmio foi a 12 pontos e lidera a chave 2 do regional. Na próxima rodada os azuis terão pela frente o Esportivo, domingo, na Montanha dos Vinhedos. Antes, porém, há a estreia na Libertadores, quinta-feira, contra o Nacional em Montevidéu. Já o Inter terá o Caxias pela frente no sábado, no Beira-Rio.

Com o resultado, a Arena do Grêmio segue sem ver vencedor em clássicos. No segundo duelo entre os grandes de Porto Alegre de sua história, o estádio gremista viu novamente empate com um gol para cada lado.

Enderson Moreira alterou a movimentação do Grêmio. Com Zé Roberto e Luan abertos pelos lados do ataque, o treinador conteve a principal ação ofensiva do Inter: as laterais. O time vermelho marcou os quatro gols em seu único jogo com o time principal no ano em cruzamentos. Preso, o time visitante mal chegou ao ataque no princípio do jogo.

A principal chance dos 10 primeiros minutos ocorreu aos 9, quando Aránguiz entrou na área e bateu cruzado, Marcelo Grohe pegou. O Grêmio respondeu aos 11. Zé Roberto cobrou falta e por pouco Barcos não completou para o gol.

Aos 14 minutos, a oportunidade mais clara do jogo até então. Barcos se livrou de dois marcadores e entrou livre na área pelo lado direito de ataque do Grêmio. Mas na batida chutou fraco e Muriel segurou. Grêmio e Inter alternaram o comando do jogo, a partida foi estudada de parte a parte e com raras oportunidades.

De fora da área, aos 33 minutos, Edinho bateu forte obrigando Muriel a uma difícil defesa. Aos 40, D'Alessandro cobrou falta e a bola parou na rede pelo lado de fora. Mas aos 42 minutos, uma falha defensiva acabou no primeiro gol do jogo. Fabrício entrou pela esquerda às costas de Pará e bateu forte colocando o Inter na frente.

"Foi numa bola espirrada, ele saiu da beirada. Vamos voltar e empatar o jogo", disse Werley. "O lateral nosso tem que marcar, ficar esperto na linha para o cara não entrar como entrou", cobrou Rhodolfo. "Eu acreditei no passe que poderia passar. Fui feliz. Mas tivemos erros n primeiro tempo, tomamos sufoco que não podemos tomar", comemorou Fabrício.

No começo do segundo tempo o Inter esteve perto de ampliar placar. Aránguiz cruzou e Rafael Moura cabeceou no canto, mas Marcelo Grohe fez a defesa. O Inter, que até então não tinha comandado a partida, passou a trocar passes no campo adversário, mas deu o contra-ataque ao oponente. Ramiro, aos 6, bateu de fora da área e Muriel espalmou.

Vendo o Grêmio dominado, Enderson Moreira tentou mudar o jogo. Deretti e Maxi Rodríguez entraram nas vagas de Luan e Ramiro. Deu resultado. Aos 25, Jean Deretti driblou três marcadores dentro da área do Inter, tentou o cruzamento, mas levou somente o escanteio. Aos 32 do segundo tempo, um lance polêmico gerou pênalti para o Grêmio. Paulão tocou com o braço na bola dentro da área. Na cobrança, Barcos marcou.

Aos 41, D'Alessandro driblou e bateu na entrada da área. Marcelo Grohe colocou para escanteio. Foi tudo. Inter e Grêmio marcaram quando eram inferiores no jogo e deixaram o gramado da Arena com um ponto cada.

GRÊMIO 1 X 1 INTERNACIONAL

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Riveros, Ramiro (Jean Deretti) e Zé Roberto (Alán Ruiz); Luan (Maxi) e Barcos
Técnico: Enderson Moreira

INTERNACIONAL
Muriel; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Alan Patrick), D’Alessandro e Jorge Henrique (Otávio); Rafael Moura (Wellington Paulista)
Técnico: Abel Braga

Data: 09/02/2014 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: José Javel Silveira e Rafael da Silva Alves
Público: 24.572 (22.888 pagantes)
Renda: R$ 721.439,00
Cartões amarelos: Ramiro, Luan (GRE); Aránguiz, Otávio, Rafael Moura, Gilberto, Fabrício, Paulão e D’Alessandro (INT)
Gols: Fabrício, aos 41 minutos do primeiro tempo; Barcos, aos 34 minutos do segundo tempo