Topo

Grêmio aposta na integração entre experientes e jovens na busca por títulos

Com a venda de Alex Telles, o lateral Wendell ganhou a posição e tem sido um dos destaques do Grêmio - REUTERS/Andres Stapff
Com a venda de Alex Telles, o lateral Wendell ganhou a posição e tem sido um dos destaques do Grêmio Imagem: REUTERS/Andres Stapff

Do UOL, em Porto Alegre

15/02/2014 06h08

As dificuldades financeiras de 2013 fizeram o Grêmio optar por poucas contratações para a atual temporada. Passados 38 dias da reapresentação, direção e comissão técnica comemoram o bom rendimento apresentado pelos atletas oriundos das categorias de base que foram promovidos ao grupo principal do tricolor. O conhecimento de Enderson Moreira em trabalhar com jovens, a integração com os experientes e a qualidade dos jogadores são alguns fatores apontados como fundamentais para o sucesso da estratégia.

“Jogadores que vem da base se sentem muito à vontade porque os experientes passam tranquilidade. Sempre peço que eles possam acolher muito bem os jovens porque são atletas que tem grande potencial e vão nos ajudar muito. Não só o Luan vem fazendo um grande trabalho, até porque temos uma boa safra que está participando do grupo principal. A vitória sobre o Nacional foi muito importante porque, além de qualidade técnica, eles apresentaram maturidade”, declarou o técnico Enderson Moreira.

Na lista de 30 inscritos na Libertadores, 14 jogadores são oriundos das categorias de base ou atletas que foram contratados para o sub-20 e passaram a ser aproveitados entre os profissionais. No time titular, Marcelo Grohe, Wendell, Ramiro e Luan estão entre os jogadores que se enquadram no perfil. Busatto, Tiago, Saimon, Breno, Tinga, Everton, Jean Deretti, Everaldo, Lucas Coelho e Bressan completam o grupo.

A confiança nos jogadores é tanta que a direção vem afirmando nos últimos dias que não irá contratar mais nenhum reforço no primeiro semestre. A ideia é deixar espaço para que os jovens sejam testados, se destaquem e rendam valores importantes para o clube no futuro.

“Por hora, vamos com esse grupo que está entregue ao Enderson. Na quarta-feira chegou o Dudu, que começou a trabalhar com o preparador e agora está pronto. Temos alguns guris que subiram e estão pedindo passagem. O Enderson é um treinador arrojado. Temos 14, dos 30 jogadores que foram inscritos, que são oriundos das categorias de base no grupo”, comemorou o presidente Fábio Koff.

A tendência é que vários deles sejam aproveitados no domingo, às 16h, contra o Esportivo, em Bento Gonçalves. A definição do time gremista para o jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho ocorre no treino marcado para as 9h no estádio Olímpico.