Topo

Inter sofre, mas W. Paulista desencanta e garante vitória no Beira-Rio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/02/2014 23h58

O Internacional sofreu, mas venceu no segundo evento-teste do Beira-Rio. Nesta quarta-feira, o centroavante Wellington Paulista precisou sair do banco de reservas para garantir o triunfo: 1 a 0 no final do segundo tempo, após atuação com picos de sonolência e forte marcação do Brasil de Pelotas.

Contratado para ser o reserva de Rafael Moura, o camisa 9 já recebia contestação da torcida por não ter marcado após seis partidas.

O resultado deixa o Internacional com 28 pontos, na liderança do grupo A e também na classificação geral. Já o Brasil de Pelotas se mantém com 19 pontos e segue entre as melhores campanhas do estadual.

A força máxima do Internacional não rendeu o domínio imaginado. Os visitantes fizeram valer a condição de melhor defesa do Gauchão e anularam as investidas de D’Alessandro e companhia. Tanto que a chegada mais forte do Colorado só foi acontecer aos 17 minutos.

Alex invadiu a área, passou pelo goleiro Luiz Müller, mas perdeu o ângulo e chutou para fora. A resposta do Brasil de Pelotas saiu dos pés de Alex Amado. O atacante ficou livre dentro da área, após escanteio, e tentou uma meia bicicleta.

Todo atrás da bola, o time dirigido por Rogério Zimermann obrigou o Inter a trocar passes. Girar de um lado para outro, mas sem espaço para os lançamentos longos ou finalizações. A equipe de Pelotas assustou por duas vezes. E ambas explorando o espaço deixado por Gilberto.

Cleiton, quase no fim da etapa inicial, achou uma brecha na frente da área do Inter e chutou. Mas para fora. Apesar da aplicação tática e dos contra-ataques do time do interior, Dida não foi exigido.

“Estamos errando muitos passes no meio. Mas eles estão marcando bem, os 10 atrás da linha da bola”, disse o lateral esquerdo Fabrício. “Fomos bem, temos que ter paciência mesmo”, concordou D’Alessandro.

Na volta do intervalo a inversão de cenário. Com mais espaço para atacar, o Brasil de Pelotas pressionou o Internacional nos primeiros 10 minutos. Neste período, Fernando Cardozo subiu sozinho e quase marcou após falta lateral. Depois, Dida evitou o gol ao sair e afastar de barriga.

O domínio do Brasil fez Abel mexer. Aos 15, o técnico sacou Jorge Henrique e Alex para colocar Otávio e Alan Patrick. As trocas surtiram efeito, deixando o Colorado mais ofensivo. Mas ainda sem precisão na conclusão. Aos 34, o radicalismo. Gilberto saiu para a entrada de Wellington Paulista.

E o camisa 9, ex-Criciúma, foi decisivo. Aos 39, ele desviou cruzamento rasteiro de Fabrício e enfim venceu a retranca pelotense.

Na próxima rodada, o Internacional enfrenta o Esportivo. A partida acontece na próxima sexta-feira, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo. O Brasil de Pelotas volta a campo apenas na quinta-feira da semana que vem, quando pega o Juventude em casa.

INTERNACIONAL X BRASIL DE PELOTAS

INTERNACIONAL
Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex, D’Alessandro e Jorge Henrique; Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

BRASIL DE PELOTAS
Luiz Müller; Wender, Evaldo, Fernando Cardozo e Edu Silva; Leandro Leite, Washington, Cleiton e Márcio Hahn; Léo Dias e Alex Amado
Técnico: Rogério Zimermann

Data: 26/02/2014 (quarta-feira)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Carlos Henrique Selbach e Tatiana Jacques de Freitas
Cartões amarelos: Willians (INT); Evaldo, Washington, Leandro Leite (BRA)
Gol: Wellington Paulista (INT) aos 39 minutos do segundo tempo